03

Fev

12 experiências incríveis em Fortaleza para quem quer uma VIDA mais SUSTENTÁVEL

Há tempos que escrevo nas minhas redes sociais dicas e experiências que tive e que fizeram toda a diferença para minha vida se tornar mais sustentável. Afinal, eu não poderia permitir que a velha máxima “casa de ferreiro, espeto de pau” fosse aplicada a mim que tanto busco e incentivo a sustentabilidade.

Em minhas andanças e trabalhos no setor ambiental entendi algo que considero crítico:

dificilmente alguém vai se interessar em defender e preservar o meio ambiente se ela não reconhecer, a priori, a importância de uma VIDA SUSTENTÁVEL no seu sentido mais amplo.

Embora o termo esteja hoje em dia quase completamente associado às questões ambientais, nesse artigo me refiro à SUSTENTABILIDADE enquanto capacidade de nos tornamos autossustentáveis, ou seja,

de nos sentirmos felizes, leves e de bem com a vida ou pelo menos fortes e resilientes diante de todas as dificuldades e desafios atuais.

Dito isso, aqui vão minhas dicas de experiências incríveis (cursos, atividades, lugares, ações e até mesmo pessoas), que existem em Fortaleza e que podem te levar na direção de uma vida mais autossustentável (e ainda ajudar o meio ambiente).

Observação: não se trata de ranking e nem ordem de preferência. Se puderem conheçam todos!

  1. MEDITAR COM A CONDUÇÃO DE PREMA SHAKTI MA

Conheci Prema Shakti primeiramente como psicóloga, por meio da indicação de um amigo que sabia que eu queria fazer terapia, mas não queria aquele modelo tradicional das clínicas por aí. Porém, além de ser uma excelente terapeuta ela também promove meditações para todos os tipos de pessoas – inclusive aquelas que vivem dizendo “que não conseguem meditar”.

Tem meditação para todos os gostos: meditação silenciosa; meditação ativa; meditação somente com mulheres; Bênção do Útero e muito mais que você só vai descobrir se acompanhar o trabalho dessa mulher incrível nas redes sociais.

Facebook: Prema Shakti Ma

Instagram: @shaktiprema

 

  1. PARTICIPAR DAS OFICINAS DE ESCRITA TERAPÊUTICA E/OU CRIATIVAS DA CENTRAL DE ESCRITORES

Vou começar logo dizendo que embora eu escreva desde que me entendo por gente, foi nas Oficinas de Escrita Terapêutica da Central de Escritores que aprendi a escrever para PESSOAS! Sem aquele ranço acadêmico que a Universidade deixa em alguns de nós, sabe?

Além disso, é lá onde tenho assessoria de escrita para meus livros com a poderosa Rose Lira e onde toda e qualquer pessoa que desejar vai descobrir que é SIM, capaz de escrever seu próprio livro, seja de que assunto for.

Afinal quem nunca disse: “hummm, eu devia escrever um livro sobre isso”?

OBS: Lá também fiz amizades que pretendo levar para a vida toda… quem sabe você não encontra sua turma?

Site: www.centraldeescritores.com

Facebook: Central de Escritores

Instagram: @centraldeescritores

 

  1. ASSISTIR AOS PAINÉIS ‘COMTEXTO’ E SEGUIR O BLOG DO INOVA MUNDO

Se você ainda não segue as redes sociais do Inova Mundo tá perdendo tempo e informação relevante sobre Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade. Caso você ainda não tenha participado de qualquer Painel Comtexto promovido pelo Inova Mundo, corre pra saber quando será o próximo e se inscreve antes que acabem as vagas, pois eles são sempre lotados.

O sucesso se dá porque os painéis sempre trazem temas que vão além desse tal “mundo dos negócios’ onde só se fala em sucesso e dinheiro. O Inova Mundo e os Painéis Comtexto foram idealizados pelo queridíssimo Mário Gurjão cujo propósito é potencializar “novas mentes para um novo mundo” e é isso que faz toda a diferença.

Ahhh, e adivinhem quem é a Embaixadora de Sustentabilidade deles!!! Isso mesmo, eu!

Blog Inova Mundo: https://inovamundo.com.br/

Facebook: Inova Mundo

Instagram: @inovamundo

 

  1. DECORAR A CASA COM O PREMIADÍSSIMO ECODESIGN DE SOCORRO SILVEIRA

Sabe qual a principal tendência do design de interiores e da arquitetura? SUSTENTABILIDADE.

Nesse assunto a designer Socorro Silveira desponta na frente com um super design premiado mundo afora, além de estar em exposição permanente em São Paulo.

Para quem não sabe, os móveis dela são feitos a partir do reaproveitamento de materiais e são extremamente seguros, confortáveis e LINDOS. Repito: LINDOS, pois estamos falando de design. Agora só falta os arquitetos e designer de interiores aprenderem a colocar estas peças em seus projetos né? E se não tiver projeto, só falta você procurar conhecer e adquirir esses produtos pra sua casa, escritório ou evento. Sustentabilizem-se!!!!

Instagram: @socorro_silveira_designer

 

  1. SE LANÇAR NO MUNDO COM AS ATIVIDADES DA EDITORA ALIÁS

A ALIÁS é uma iniciativa de um coletivo feminino que criou uma editora para incentivar MULHERES a publicarem seus livros, ou melhor, a se lançarem no mundo por meio de livros, papéis, palavras verbalizadas, exposições, formações e muitas outras artes.

Há tempos que eu seguia e amava tudo o que elas propunham. Até que o dia me inscrevi e fui selecionada pra uma Oficina de Escrita promovida por elas e facilitada pela incrível Anna K. Lima.

Posso afirmar que foi um dos momentos mais lindos e marcantes de 2018: um grupo imenso de escritores que se encontrou na oficina e nunca mais se largou. Inclusive em breve tem lançamento de livro dessa experiência. As meninas da Editora Aliás não param e eu realmente acho que todo mundo dessa cidade deveria conhecer e participar de todas as atividades que elas proporcionam!

“Aliás”, se estiverem escrevendo livros, publiquem com elas também!

Instagram: @selo.alias | @seninguemteescuta.escreve

Facebook: Selo Editorial Aliás

 

  1. DEIXAR LIVROS LIVRES

Ainda falando em livros não posso deixar de mencionar a iniciativa SENSACIONAL da maravilhosa Annita Moura que criou o movimento Livro Livre.

Simplesmente pegue um livro e depois de ler, deixe-o livre para outras pessoas.

Isso vai ajudar muita gente que não pode comprar um livro a ter acesso a esse mundo maravilhoso que é a leitura. Além de incentivar o compartilhamento de livros, o projeto colabora com pontos de leitura compartilhada, bibliotecas comunitárias livres (Curió, Quintal Cultural e Castelo da Leitura) e realiza feiras de troca de livros.

Quer saber como deixar livros livres?

Segue o insta @livrolivre.ce

E também: @garrateca e @livrarialamaarca

 

  1. OPTAR SEMPRE POR PRODUTOS SUSTENTÁVEIS DOS ECOPRODUTORES DE FORTALEZA

Se estamos buscando uma nova cultura voltada para a sustentabilidade, precisamos nos habituar a sempre pensar primeiro em ecoprodutos.

Em Fortaleza temos uma Associação de Ecoprodutores e hoje já podemos ter bolsas, mochilas, óculos, biojóias, esculturas, adereços, porta-lápis, brinquedos, bandejas, troféus, dentre muitos outros produtos feitos a partir da reutilização de materiais que seriam descartados.

Tudo produzido de maneira profissional.

Em uma próxima postagem falarei mais especificamente sobre todos eles, mas por hora convido a conhecer:

– Brinquedos e outros itens sustentáveis de Socorro Silveira: @socorro_silveira_designer

– Ecoprodutos com resíduos tecnológicos de Sérgio Lima: @residuotecnologicosustentavel

– Biojoias de Bia Bastos: @biojoiasflordelotus

– Óculos de madeira: @meuoculosdemadeira

– Bolsas, mochilas e carteiras de lona: @greenbagbrasil

– Papel semente: @ecoviver

– Camisas de garrafa PET: @vidabr

– Terrários sustentáveis: @danossavaranda

 

  1. FAZER UM CURSO LIVRE DE PRÁTICAS TEATRAIS (CLPT) DO CANGAIAS COLETIVO TEATRAL

Não precisa ser (e nem querer ser) ator/atriz. Não precisa ter experiência de palco. Você só precisa fazer esse curso pra sentir todo o seu corpo e criatividade se ativarem ao mesmo tempo.

Os responsáveis pelo coletivo e pelo curso – Shinoda e Gabi – além de serem artistas incrivelmente talentosos são principalmente seres humanos lindos e generosos.

Ninguém termina o curso sem ficar morrendo de saudades depois!

A peça estreada pela minha turma se chama Cadela Branca. Presta atenção quando estiver em cartaz e vai assistir.

Ahhh corre porque tá começando uma nova turma do CLPT!!!

Email: coordenacaoclpt@gmail.com 

Facebook: Cangaias Coletivo Teatral

Instagram: @cangaiascoletivoteatral

@cursolivrepraticasteatrais

 

  1. “CANTAR COM” OU APENAS ASSISTIR OS CORAIS DE CARLOS DO VALLE

Vou dizer publicamente o que vivo dizendo para ele: Carlos do Valle já deveria ter estourado em todo o Brasil se a arte e cultura desse país realmente valorizassem talento.

Em 2012 assisti um espetáculo do Vitrola Nova e fiquei tão apaixonada que no ano seguinte fiz seleção e entrei. Pois é… pode acontecer com vocês também e ainda bem que de vez em quando tem seleção né?

Pois bem, se você é dessas pessoas que aprecia ARTE recomendo que acompanhe e assista aos espetáculos dos seguintes grupos: VITROLA NOVA; CHERRY BOYS; e FOLK Canções de Antigas Novidades. Além dos recitais solo de Carlos do Valle.

Instas: @carlosdovalle

@grupocherryboys

@grupovitrolanova

@folk_antigas_novidades

 

  1. CONHECER O ECOMUSEU NATURAL DO MANGUE

Embora eu pretenda fazer uma postagem falando sobre as iniciativas não governamentais pelo meio ambiente de nossa cidade, fiz questão de citar o Ecomuseu Natural do mangue aqui, porque considero que poucos reconhecem a importância do ecossistema manguezal em Fortaleza e atualmente são os incansáveis Rusty de Sá, Sineide e Fabiana as principais vozes que ecoam sobre essa temática.

Recomendo a visita ao Museu e uma trilha guiada com eles, além de acompanhar em suas redes os vários convites para ações de limpeza, plantio e educação ambiental. Organiza uma turma e vai!

Email: museunaturaldomangue@hotmail.com

Instagram: @ecomuseunaturaldomangue

 

 

  1. PASSEAR NO PARQUE DO COCÓ, FLORESTA DO CURIÓ OU EM OUTRAS ÁREAS VERDES DA CIDADE

Em muitas cidades é comum as pessoas passarem um tempo sentadas, conversando, lendo ou apenas vendo a vida passar em um parque urbano.

Durante muito tempo não tivemos essa oportunidade em Fortaleza porque nossas áreas verdes não eram atrativas ou seguras. Felizmente hoje em dia muitos de nossos parques oferecem atividades e espaços apropriados para momentos em contato com muita natureza.

Dito isso, deixo a dica para conhecerem em Fortaleza (para começar) o Parque do Cocó que é mais famoso e tem uma programação aos finais de semana e também a Floresta do Curió que tem remanescentes de Mata Atlântica e eu garanto que irá surpreender muita gente.

Para saber a programação do Cocó: @semaceara

Para saber mais sobre a Floresta do Curió: Facebook Floresta do Curió

 

  1. TOMAR UM AÇAÍ NO LUGAR SUPER SUSTENTÁVEL

Imagina só… tomar um açaí e depois usar o próprio potinho para plantar uma muda.

Imagina também que nesse lugar você pode ganhar desconto se der um abraço.

Imagina ainda que nesse mesmo lugar vendem os tão desejados canudinhos reutilizáveis?

Bem, acho que nem preciso dizer mais nada né?

Imagina só se você ainda não conhecesse a IMAGINE AÇAÍ?

Instagram: @souimagine

 

 

Então é isso! Agora que eu te apresentei a essas experiências incríveis só falta você começar a “Sustentabilizar” e, claro, seguir no insta e facebook desta ambientalista que vos escreve: @magdamaya.ambiental

 

Que você tenha uma linda e sustentável vida!

Magda Maya – @magdamaya.ambiental

 

Em tempo:

1. enquanto escrevia esse artigo, várias outras iniciativas foram lembradas. Quem sabe elas apareçam num artigo no próximo domingo!

2. Todas as iniciativas mencionadas foram escolhidas por experiências pessoais. Não existe patrocínio aqui!

 

 

 

7 comentários em “12 experiências incríveis em Fortaleza para quem quer uma VIDA mais SUSTENTÁVEL

  1. Magda. sou uma admiradora sua desde que te assisti no Inovamundo. Maravilhosa esta viagem de dicas sustentáveis. Se já sou adepta, agora é que vou mergulhar de cabeça no jeito sustentável de ser! Gratidão viu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *