22

Nov

Citação direta…

Olá leitores queridos! Hoje eu quero apenas compartilhar com vocês um trecho de uma das obras do Edgar Morin (Teoria da Complexidade)!

Boa leitura!!!

“A crise ecológica acentua-se com a degradação crescente da biosfera, que, por si mesma, vai provocar novas crises econômicas, sociais e políticas.
[…]
A própria civilização ocidental, que produz as crises da globalização, encontra-se em crise. Os efeitos egoístas do individualismo destroem as antigas solidariedades. Um mal-estar psíquico e moral instala-se no coração do bem-estar material.

As intoxicações consumistas das classes médias se desenvolvem, enquanto a situação das classes desvalidas se degrada e as desigualdades se agravam.
[…]
A crise urbana desenvolve-se nas megalópoles asfixiadas e asfixiantes, poluídas e poluentes, em que os habitantes são submetidos a inumeráveis fontes de estresse, e enormes guetos pobres se ampliam, enquanto os guetos ricos constroem muros ao seu redor.
[…]
A crise da política agrava-se pela incapacidade de pensar e de enfrentar a novidade (o novo), a amplitude e a complexidade dos problemas.

As religiões […] divididas entre modernismo e conservadorismo, atormentadas por conflitos internos entre cultos rivais, mostram-se mais do que nunca incapazes de assumir seus princípios de fraternidade universal.

O humanismo universalista decompõe-se em proveito das identidades nacionais e religiosas sem ter ainda se tornado um humanismo planetário, que respeita o laço indissolúvel entre a unidade e a diversidade humana.

(Edgar Morin)

 

Crise Econômica? Crise Política? Crise Social? Crise ética? Crise Moral? Crise Ambiental? Crise Social?

Crise civilizatória!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *