07

Fev

É carnaval sustentável na cabeça!

Quero começar essa postagem com três informações:

A primeira é que a partir de hoje vou dedicar uma pequena série de textos para foliões carnavalescos de carteirinha!

A segunda informação é que a sustentabilidade precisa se tornar um exercício cotidiano (inclusive no carnaval), para que possamos PERCEBER e REPENSAR nossos modos de consumo como um todo, afinal pensar em sustentabilidade não diz respeito somente a “canudinho” e “copinho”.

A terceira informação é a de que já temos muitas soluções e alternativas para nos ajudar nessa transição para um modelo de consumo mais consciente e sustentável, e eu vou já te mostrar uma muuuuuuito interessante.

Dadas estas informações quero te convidar a repensar:

o que você já andou comprando/usando ou pensando em comprar para esse carnaval?

Se pensamos em reduzir o consumo de plásticos descartáveis, podemos ir além e CRIAR soluções para reaproveitamento daquilo que já seria descartado.

Quer ver um exemplo?

Nos pré carnavais e carnavais da vida, virou moda usar adereços de cabeça sim?

Tem muita gente querendo ter um unicórnio, um flamingo, um abacaxi, uma joaninha, um arco-íris, uma borboleta, dentre outras coisas fofinhas, brilhantes e coloridas na cabeça.

Mas será que estamos PERCEBENDO que estes adereços são feitos de plástico (ou até outros materiais) que “no final da festa” acabarão indo para o lixo?

Então…

Porque não repensar e criar adereços a partir da reutilização de materiais que vão desde papéis até RESÍDUOS ELETRÔNICOS?

Isso mesmo!

Inspirada nesse pensamento, desafiei o pessoal da @residuostecnologicosustentavel a criar adereços carnavalescos de cabeça para esse carnaval.

E não é que eles fizeram coisas lindas, aproveitando mouses, componentes internos, fones de ouvidos dentre muitos outros adereços incríveis?

Fiquei tão empolgada que até servi de modelo pra eles hein!!! No final do texto mostro as fotos do dia em que fui visitá-los!!! 

A propósito, o artista e Ecoprodutor Sérgio Lima (na foto ao lado) trabalha com esculturas, porta-trecos, brinquedos e muito mais coisas incríveis utilizando apenas resíduos eletrônicos!!! Vocês deviam MESMO conhecer!

Então é isso!!! Por hoje fiquem com as fotos, adicionem eles e a mim no instagram e se possível, pensem no que acabaram de ler!!!

Ahhh e se deixarem um comentário no final ficarei ainda mais feliz!

Até amanhã com mais um texto sobre CARNAVAL SUSTENTÁVEL!

To pensando seriamente em escrever sobre ECOGLITTER!!!

Magda Maya

@magdamaya.ambiental

 

  

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *