27.8 C
Fortaleza

Protagonismo jovem é destaque na gestão de empresa-escola

A iniciativa do empreendedor social Fábio Beneduce, de formar adolescentes e jovens em líderes gestores, por meio da capacitação gratuita em Comunicação Digital e Multimídia, culminou no projeto da empresa-escola Midiacom.net, incubada no Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), localizado no município de Aquiraz. O projeto tem o propósito de integrar os alunos, possibilitando-os ingresso no ensino superior, inserção no mercado de trabalho, com geração de renda, evitando a migração destes para outras regiões e promovendo a economia local.
É desse projeto, desenvolvido num ambiente simples, que saem serviços criativos em produção multimídia, atendendo demandas de empresas renomadas como a Tetra Pak, Gerdau e Siemens e instituições de ensino como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Ao longo da capacitação, os alunos aprendem além da técnica, conceitos éticos e profissionais que formam a base da filosofia do instituto e agregam ao desenvolvimento humano. Beneduce destaca o modelo próprio de gestão da empresa social, que vem transformando jovens que antes não vislumbravam perspectivas de vida, contudo, hoje, se formaram líderes em gestão. “Diante desse impacto na vida dos integrantes, vão surgindo oportunidades de acesso ao ensino superior, chances de ampliação da renda familiar, sobretudo com ingresso no mercado de trabalho, tendo condições reais de ascensão. Também é minimizado o êxodo em direção aos grandes centros e o consequente “inchaço” dos bolsões de miséria”, salienta Beneduce.

Protagonismo
Um dos diferenciais da empresa é o protagonismo juvenil, que se destaca pelas histórias de transformação contadas a partir das experiências adquiridas com o projeto. A gestão da empresa-escola é realizada na sua maioria pelos jovens veteranos no processo produtivo, e que se destacaram durante a capacitação, tendo chances de ascensão de cargo, além do aumento dos índices de empregabilidade da região.
Conforme um dos mais antigos integrantes da empresa social, estudante de contabilidade Miguel Lima, 24 anos, especialista da área financeira, a gestão é feita baseada num plano de carreira para os participantes, composto por 12 níveis, que não determinam, necessariamente, hierarquia, são eles: aspirante, produtor, técnico, especialista, supervisor, coordenador, gerente de produção, gerente de operações, diretor de operações e diretor executivo.

Capacitação
Atualmente, a empresa-escola conta com 25 integrantes atuando, diretamente, em sete áreas diferentes, entre elas gestão institucional, Criação, Desenvolvimento de Software, Telemática, Áudio e Vídeo, entre outras. A capacitação oferecida pela empresa é realizada, na sua maioria, pelos membros da instituição, que se inspiram na filosofia do projeto e contribuem de forma colaborativa para a formação e crescimento de cada vez mais adolescentes e jovens da região. Ao todo a instituição já formou em Comunicação Digital mais de três mil jovens.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img