26.1 C
Fortaleza

O jornal que elegeu Raul Barbosa governador do Ceará

Numa época em que o rádio era incipiente, cabia aos jornais assumirem a condição de grande palanque e, também, de grande panfleto de candidatos a cargos públicos.

O jornal O Estado cumpriu com afinco o seu papel. Era porta-voz do PSD e não se furtava a embates ruidosos com o principal veículo da UDN no Ceará, o Jornal O Povo, de Paulo Sarasate.

A campanha de Raul Barbosa foi comandada pelo jornal O Estado através do seu diretor Walter de Sá Cavalcante. Atacando e defendendo, eram manchetes diárias, artigos, sueltos e também quadrinhas publicadas no Jornal O Estado, do qual era diretor. Raul foi eleito em 1951, meses depois, Walter de Sá já era visto como potencial sucessor de Raul.

Walter era articulista diário na primeira página do Jornal O Estado. Suas polêmicas são memoráveis, principalmente quando parte para cima de Sarasate e da trincheira da UDN, o Jornal O Povo.

A fase inicial, liderada por José Martins Rodrigues, foi sucedida por Alfeu Faria de Aboim e Walter de Sá Cavalcante, em novembro de 1942.
Infelizmente, Walter de Sá Cavalcante morreu muito jovem, em 1954, antes do final da gestão do governador Raul Barbosa.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img