27.1 C
Fortaleza

Tio Walter, um político que veio do berço

Walter de Sá Cavalcante era um exímio orador e já se destacava na Tribuna da Câmara dos Deputados no Rio de Janeiro. Quando ele criticava o governo do Faustino de Albuquerque, mas quando acabava chamava para tomar cerveja. Ele não misturava a vida política com a vida pessoal. Ele era um conciliador. Teve uma vez que a irmã dele, que era muito desorganizada, levou todo o dinheiro dele. Fez uma limpa. Quando ele chegou em casa, ele pediu que da próxima vez ela deixasse pelo menos o dinheiro do bonde.

A elite era louca por ele, já meu pai era mais crítico à elite, que andou indo aos comícios do Prestes. Dizem que quando a cidade é muito pequena ou muito grande, os clubes ficam fortes. Pequena, porque não tem o que fazer. Grande, porque a cidade está cruel e aquele espaço do clube é maravilhoso. Papai não era sócio de nada, até que se associou ao Ideal. Porém, quando eu o chamava para ir ao clube, ele ficava me perguntando com quem ele ia conversar. Então, ele era assim, não era político. Diferente do meu tio Walter.

A família deles era tão pobre que não tinha dinheiro para comprar os livros. Na época, eles moravam na Dom Manuel. Só tinha uma luz na sala, por isso eles estudavam em praças públicas à noite. Depois, meu tio se transformou em um líder estudantil. Mais tarde, foi deputado. Ele era bem dotado. Meu avô era político por excelência, já a minha avó era uma fortaleza morena. O meu tio juntou a força da vovó, com o charme e a picardia do vovô. Ele é essa mistura.

Oto de Sá CAVALCANTE, educador e sobrinho de Walter de Sá Cavalcante , diretor e articulista do Jornal O Estado

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img