26.1 C
Fortaleza

Espírito Santo veta entrada de turistas em 13 ilhas por conta da gripe aviária

O governo do Espírito Santo decidiu proibir, por tempo indeterminado, a presença de turistas em 13 ilhas do estado. Na decisão mais recente, oito ilhas de Setiba, em Guarapari, foram adicionadas à lista de proibição que já contava com outros cinco locais na orla de Itapuã que foram vetados devido à gripe aviária.

Foto: Tadeu Bianconi

As cinco primeiras ilhas foram proibidas pela Prefeitura de Vila Velha e o decreto deve durar, pelo menos, seis meses. A determinação surgiu após a confirmação de aves contaminadas na região. O objetivo é conter o avanço da H5N1 no território estadual.

O bloqueio está seguindo a recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que seres humanos evitem a contaminação pela doença. Anteriormente, as visitas aos locais aconteciam através de pescadores que levavam os turistas para as ilhas.

A prefeitura também orientou que os cidadãos locais evitem tocar em aves e nem recolham aquelas que possuem sinais suspeitos, doentes ou mortas. Entre os sinais que podem indicar a doença destacam-se andar cambaleante, convulsões, descoordenação motora, espirros, tosses, inchaço nos olhos e tremores.

Caso seja avistada alguma ave em situação semelhante, é possível alertar as autoridades pelo número 0800 039 5005, do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP); ou pelo (27) 3139-9623 e (27) 99909-5825, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img