28.5 C
Fortaleza

Comerciantes alegam prejuízos após obras de urbanização na avenida Dr. theberge

A obra da Prefeitura de fortaleza teve inicio em janeiro deste ano e segue até abril, com acesso prejudicado, lojistas viram até 50% do movimento cair. 

A avenida Dr. Theberge, localizada no bairro Pirambu, em Fortaleza, concentra um grande polo de comerciantes e lojistas que aquecem a economia local. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento desses empreendedores , a Prefeitura deu inicio as obras de urbanização do projeto “Meu bairro empreendedor “. As obras iniciaram em janeiro desde ano, e apesar de estar apenas no inicio dos trabalhos, a construção tem prejudicado o fluxo de clientes no local. A farmácia onde trabalha a supervisora Kezia Santos acumula prejuízo no faturamento do mês, como os clientes têm dificuldades para chegar ao estabelecimento, o movimento diminuiu e o dono já precisou cortar gastos.

“Caiu praticamente mais de 50% do movimento prejudicando o faturamento, aqui também estamos lidando com muita poeira, fica tudo muito sujo e difícil de trabalhar. As vendas caíram muito com o inicio das obras, eu espero que essa construção termine o mais rápido possível para que as coisas voltem ao normal”, afirma Kezia.

De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) as obras que abrange mais de 18 mil metros quadrados de área, estão dentro do cronograma estabelecido com entrega prevista para abril deste ano. A pasta informou ainda que as obras tem como finalidade levar melhorias urbanísticas como nova pavimentação, mobiliários urbanos, sistema de drenagem, bolsões para embarque e desembarque, calçadas padronizadas, além de ciclofaixa, paisagismo e passagem elevada para pedestres, proporcionando mais segurança e acessibilidade para quem frequenta o local.

Outro fator que tem prejudicado os comerciantes é o acumulo de poeira causado pelos materiais utilizados na obra. Além disso, com o período chuvoso o local tem se tornado um campo de poças de lama que atraem mosquitos. Para o vendedor ambulante, Wagner Fernandes Rodrigues, 47 anos, esse cenário tem prejudicado sua saúde e sua vida financeira. “É muito complicado essa situação, as vendas diminuíram e acabei ficando gripado com tanta poeira todo dia. Quando chove, tudo fica alagado e temos que ter cuidado para não perdemos as mercadorias”, destaca o ambulante.

“Muita poeira dentro da loja, temos que estar limpando toda hora para nao comprometer nossas mercadorias. O numero de clientes diminuíram porque a obra fecha o acesso dos carros ao estacionamento. Tem sido difícil esse inicio de ano para nós que precisamos vender e continuar com as portas abertas”, afirma o proprietário de uma loja de imóveis.

O polo de comércio da avenida Dr. Theberge fica próximo a avenida Presidente Castelo Branco, uma das mais movimentadas da cidade. Além de também da acesso a avenida Vila do Mar, um dos locais mais frequentados pelos banhistas e amantes da culinária regional. Mesmo com todo esse fluxo, o espaço tem sido vazio desde o inicio deste ano, tornando-se um ambiente de difícil acesso até para os moradores do bairro Pirambu.

O Projeto

Segundo a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), a implantação do Projeto Meu Bairro Empreendedor, por meio da implantação da Rua do Comércio, vai melhorar consideravelmente o desenvolvimento local econômico e sustentável do bairro Pirambu. O Projeto foi pensado para promover a ascensão do comércio local e o objetivo é fazer com que as pessoas comprem no território local e valorizem o comércio local.

“Nisso, queremos promover a integração entre os comerciantes do bairro, incluindo os ambulantes, para valorizar o bairro. Queremos implantar um Centro de Referência do Empreendedor, assim como já existe no Bom Jardim. O espaço servirá como ponto de apoio e oferta de capacitações, consultorias e apoio para os empreendedores locais”, afirma a SDE.

Por Dayse Lima

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img