26.1 C
Fortaleza

WiFor: internet gratuita em espaços públicos de Fortaleza possui mais de 400 mil usuários cadastrados

De acordo com a Fundação de Ciência, tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) a meta é atingir mil pontos de Wi-fi até 2024.

O projeto WiFor, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com a Fundação de Ciência, tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) tem como objetivo democratizar o acesso a qualidade de vida a população cearense. Criado em 2019 por meio de uma parceria público-privada, o projeto já soma mais de 400 mil cadastrados e possui uma média de 260 mil acessos por mês em espaços públicos como praças, terminais e orla.

De acordo com a Citinova o WiFor obedece ao Marco Civil da internet e à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garantindo a privacidade do usuários cadastrados na plataforma. A internet gratuita tem levado a inclusão digital as famílias de baixa renda, dessa forma, muitos jovens tem se empenhado em estudar mais mesmo se deslocando no decorrer do dia. A estudante Mikaele Santos, moradora do bairro São Gerardo, é uma das usuárias cadastradas na plataforma de acesso ao WiFor na praça Nossa Senhora de Fatima, localizada na avenida 13 de maio. Ela conta o quanto o serviço tem ajudado no desenvolvimento de seus estudos, enquanto ela precisa pegar vários ônibus durante o dia.

“A minha vida é muito agitada, e no momento que eu saio da faculdade, já pego um ônibus para o curso e depois o trabalho. No meio dessa correria, com a internet gratuita eu consigo estudar de forma virtual em diversos pontos da cidade, isso tem me ajudado bastante. Eu não tenho como acessar os dados móvel do meu celular toda hora, acaba muito rápido”, relata a jovem.

Instabilidade

Apesar do resultado satisfatorio , em muitos pontos da cidade os usuários relataram algumas dificuldades para obter o sinal da internet. A reportagem visitou alguns pontos de internet e em nenhum deles foi possível conectar-se à rede. “Conectado, sem internet”, foi a mensagem exibida nos aparelhos de celular. Algumas pessoas que passavam no local também tentaram acessar o serviço, mas não tiveram êxito. Mesmo permanecendo por cerca de 30 minutos em cada praça a conexão foi inviável.

“Já tentei várias vezes e nunca consigo conectar”, afirma Maria de Lourdes, 45 anos, moradora do bairro Benfica. No centro da cidade , Ana Flavia, 24 anos, conta que algumas vezes a conexão da certo e na maioria das vezes não consegue acessar o WiFor. “Quando fiz o cadastro fiquei muito feliz porque conseguia acessar por um bom tempo , mas agora não consigo mais, já tentei varias vezes”, diz

Em nota a Fundação de Ciência, tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) informou que a alta demanda e algumas mudanças no serviço causaram as instabilidades.”Estamos ampliando essa oferta e nossa meta é atingir 1.000 pontos de wi-fi até o fim da gestão, em 2024. Em relação  ao serviço, monitoramos continuamente a qualidade e solicitamos manutenção sempre que necessário. Nos últimos dias, por conta da alta demanda do carnaval e de uma mudança no sistema de cadastro e login, que obedece à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o serviço pode ter apresentado alguma instabilidade, mas será normalizado nos próximos dias”, diz a nota.

Segurança

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, com o trabalho de videomonitoramento e a expansão do programa de internet gratuita WiFor vai proporcionar uma segurança maior a população fortalezense. A conexão tem ajudado os órgãos públicos a solucionarem problemas que ocorrem durante o dia a dia na cidade como acidentes de trânsito, busca de pessoas desaparecidas e monitoramento aos redor das escolas. O prefeito José Sarto destacou a importância de avançar com o projeto WiFor até o fim de sua gestão em 2024.

“Junto às medidas de monitoramento, iremos também ampliar a rede wi-fi. Isso vai facilitar a vida das pessoas, pois iremos melhorar o nosso cinturão digital e proporcionar maior velocidade e conectividade para o fortalezense”, destacou Sarto.

Cadastramento

Para realizar o cadastro o usuário precisa informar no site da prefeitura o CPF, e-mail, telefone, gênero, idade e data de nascimento. O WiFor permite o acesso totalmente gratuito a internet. Entre os locais com wifi gratuito estão: Praça das Flores, Praça da imprensa, Praça da Gentilândia, Orla da Beira Mar, Praça do Ferreira, Praça dos Leoes, Praça Portugal, Praça Luiza Távora, Praça Farias Brito entres outros.

Por Dayse Lima

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img