27.1 C
Fortaleza

Hemoce abre inscrições para o 15º Concurso de Frases e Desenhos para incentivar estudantes a doação de sangue

O concurso promove escrita criativa, criação de desenhos manuais e produção de vídeos motivacionais, as inscrições seguem até o dia 20 de março.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) deu inicio as inscrições para o 15º Concurso de Frases e Desenhos. O objetivo da ação é conscientizar estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e assim formar no futuro novos doadores. O concurso promove escrita criativa, criação de desenhos manuais e produção de vídeos motivacionais, as inscrições seguem até o dia 20 de março e devem ser realizadas no site do hemocentro.

De acordo com o Hemoce, a iniciativa já contou com a participação de mais de cinco mil alunos e cerca de 400 escolas. As doações de sangue são fundamentais para abastecer a demanda transfusional dos 184 municípios cearenses, e atender a mais de 480 unidades de saúde. Segundo o Plano Diretor de Sangue e Hemoderivados do Hemoce, documento que reúne os principais dados de hemoterapia do Estado, apenas 2,21 % da população cearense doa sangue.

“O concurso tem por objetivo trabalhar a temática da doação de sangue com crianças e adolescentes através de atividades lúdicas como desenhos, frases e vídeos, trabalhando desde a infância um tema tão importante pra saúde pública e cidadania. Esperamos esse ano a adesão de mais escolas, a fim de ampliar a área de abrangência em todo Estado, com instituições públicas e privadas. Os trabalhos serão avaliados pela comissão organizadora e direção dos Hemocentros, considerando a criatividade e inovação, focando na doação como ato solidário, altruísta e de responsabilidade social. Objetivamos que no futuro esses jovens possam exercer sua cidadania também através da doação voluntária de sangue”, salienta Viviane Araújo, assistente social do Hemoce.

Categorias

O concurso é divido em quatro categorias e as produções são de acordo com o grau de escolaridade. Alunos do Ensino Fundamental I e II participam do concurso com desenhos que ilustram a doação de sangue. Para os estudantes do Ensino Médio ficam com a produção de frases para incentivar o gesto de solidariedade. A categoria vídeo é aberta a todos. Serão eleitos  12 materiais de cada modalidade (frases, desenhos e vídeos). As frases e os desenhos vencedores irão ilustrar as páginas do calendário anual do Hemoce. Os vídeos serão veiculados no canal oficial do hemocentro no YouTube.

Para o professor da escola Maria Amélia , uma das ganhadoras do concurso, essa ação também contribui uma responsabilidade social, além disso a valorização da arte na vida desses alunos.”Além de desmitificar alguns preconceitos sobre a doação de sangue, o projeto fortifica uma ampla rede de debate de caráter reflexivo sobre a importância de doar sangue e, ao mesmo tempo, promove e incentiva o trabalho solidário, empático e cooperativo.As artes nas escola atua numa poética de movimentos que potencializa a criatividade, harmonia, estética e criação individual e em grupo, e em diálogo com outras disciplinas e esferas da vida cotidianas, molda visões crítica e reflexivas. E, também, cria processos transformativas e afirmativas da existência plural dos estudantes dentro e fora da sala de aula”, alerta o professor Micael Pontes.

Para os estudantes que viveram essa experiencia de perto e tiveram seus trabalhos escolhidos pelo Hemoce, o sentimento é de gratidão em salvar vidas e também mostrar o talento que muitas vezes passa desapercebido na sociedade. “Participar de um concurso como esse foi muito gratificante para mim, e ao mesmo tempo consegui contribuir para salvar vidas. Além disso, essa ação promoveu a muitos jovens a oportunidade de mostrar o talento através de um ato de solidariedade”, afirma o estudante João Cleverson.

“Participar do concurso frases e desenhos do Hemoce foi uma experiência incrível. Durante a preparação do vídeo, nós estudantes, aprendemos muito e nos conscientizamos sobre a importância de doar de sangue, que ainda é um assunto pouco abordado nas escolas. Para os adolescentes que se identificam com artes e com mídia, o prêmio e o reconhecimento é algo inexplicável. Para continuar fazendo a diferença nos maiores canais de comunicação como as redes sociais e tv, é preciso adolescentes e jovens engajados nos problemas sociais”, destaca a estudante Quézia Brito.

Por Dayse Lima

O objetivo da ação é conscientizar estudantes cearenses sobre a importância da doação de sangue como um gesto voluntário e assim formar no futuro novos doadores. foto: Reprodução Hemoce
foto: Reprodução Hemoce

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img