27.1 C
Fortaleza

Projeto amplia acessibilidade na trilha da Serra das Almas em Crateús, no Ceará

Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil existem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Estar em contato com a natureza faz parte de uma rotina para quem procura uma vida saudável ou deseja ter um momento de lazer , mas nem sempre esses lugares estão prontos para receber pessoas com dificuldades de locomoção. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil existem mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Mesmo diante desse cenário, a acessibilidade ainda é um problema na sociedade .

Com o objetivo de promover um maior contato com a natureza, garantindo acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção, a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), unidade de conservação localizada entre os municípios de Crateús, no Ceará e Buriti dos Montes , no Piauí, ampliou o acesso as pessoas com dificuldades de locomoção. A ação faz parte do projeto “No Clima da Caatinga”, desenvolvido pela Associação Caatinga.

Projeto

O projeto No Clima da Caatinga é executado desde 2011 e atualmente está na quarta fase, tendo o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem como objetivo contribuir para a mitigação de efeitos potencializadores do aquecimento global, para a adaptação climática de comunidades rurais envolvidas, para a proteção dos recursos hídricos, das florestas e do tatu-bola, por meio de ações de conservação da Caatinga.

O No Clima da Caatinga atua por meio de 07 eixos temáticos, a saber: conservação e gestão de unidades de conservação; restauração florestal; disseminação de tecnologias sociais que promovem adaptação de comunidades rurais às mudanças climáticas e à semiaridez; educação ambiental; estimulo à pesquisa; fomento a políticas públicas e comunicação para promover o engajamento da sociedade na proteção do bioma Caatinga.

O coordenador geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes, o objetivo dessa ampliação é encorajar as pessoas com deficiência a terem um momento único de contato com a natureza.”As pessoas com deficiência passam por uma série de dificuldades que vão desde a ausência de políticas públicas de inclusão e adaptação de espaços públicos, acessibilidade a transportes até o preconceito e dificuldades na inserção no mercado de trabalho. Neste sentido, por meio do Projeto No Clima da Caatinga temos buscado promover dignidade para este público, possibilitando-os a terem um contato com uma das áreas com maior grau de preservação da Caatinga. Estas melhorias foram viabilizadas recentemente, mas a expectativa com a divulgação cada vez maior da acessibilidade da Serra das Almas, mais pessoas com deficiência possam se encorajar e visitar a unidade conservação e tem um momento único de contato com a natureza”.

Acessibilidade

A trilha acessível é pavimentada e possui um percurso com cerca de 500 metros, construída com material reforçado e com a largura necessária para comportar as dimensões de cadeiras de rodas e outros dispositivos usados por pessoas com baixa mobilidade: muletas, bengalas e andadores. A trilha está sendo ampliada com piçarra, material feito com pedras serradas e cimento, para garantir que mais visitantes conheçam melhor os encantos da reserva e do bioma como um todo.Além das mudanças realizadas, está disponível uma cadeira adaptada, projetada para transportar pessoas com dificuldades de locomoção nas trilhas de maior grau de dificuldade.

Urçula Lourema de Souza Pereira, 31 anos, é secretaria escolar e possui uma doença chamada Atrofia Muscular Espinhal Tipo II, uma doença rara que afeta a força muscular. A jovem utiliza cadeira de rodas para se locomover. A falta de acessibilidade a impediu de participar de diversos momentos na natureza, inclusive em trilhas ecológicas, para ela era algo impossível.”Minha primeira experiência em trilha ecológica , aconteceu ano passado, na Serra das Almas. O convite veio através de um amigo da época da faculdade para ir conhecer as trilhas que foram modificadas, se tornando acessíveis . Retornar lá, após tantos anos, podendo fazer as trilhas foi surreal, era algo que eu tinha muita vontade, mais ao mesmo tempo era como se fosse um sonho que não se realizaria. O projeto é muito importante. Estar próximo a natureza me transmite uma sensação de paz indescritível. O soprar do vento nas folhas, os cheiros, os cantos dos pássaros, os raios do sol passando entre os galhos das árvores, é de uma energia sem igual, ouso até dizer que me sinto recarregada, renovada”, relata a jovem.

Visitação

A unidade é a maior reserva particular do Ceará, conta com 6.285 hectares de área protegida que resguardam quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribuem para o escoamento de 1,5 bilhão de litros de água e estoca mais de 1,6 milhão de tonelada de carbono, além de sequestrar, anualmente, quase 23 mil toneladas de carbono da atmosfera. O local possui uma cadeira de rodas disponível para os visitantes com dificuldades de locomoção nas trilhas. Para realizar uma visita a Serra das Almas, é necessário um agendamento no site do projeto: www.noclimadacaatinga.org.br.

Por Dayse Lima

Foto: Divulgação


Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img