27.8 C
Fortaleza

Projeto Sangue Nosso doa kits de higiene pessoal para moradoras de rua do Ceará

O grupo Sangue Nosso leva as moradoras de rua absorventes, pasta e escova de dente, sabonete e papel higiênico. Atualmente são entregues cerca de 400 kits por mês

A vulnerabilidade social atinge milhares de pessoas em todo o Brasil, ao todo são homens, mulheres e crianças que necessitam do básico para viver. Segundo levantamento divulgado em fevereiro de 2022 pela Prefeitura de Fortaleza, cerca de 2,65 mil pessoas vivem em situação de rua na capital. Foi analisando essa realidade que um grupo de amigas perceberam nas ruas que as mulheres precisavam de uma atenção maior, além da alimentação.

As mulheres que são moradoras de rua estão expostas a todo momento, e mesmo no período mais delicado como o ciclo menstrual, elas não conseguem esconder essa fragilidade e falta de recursos para manter a higiene pessoal. Diante dessa precariedade, a publicitaria Larissa Maia, de 40 anos, iniciou o projeto em 2020 com o objetivo de levar kits de higiene a essas mulheres em vulnerabilidade. Desde o inicio dessa ação nas ruas, já foram entregues cerva de 28 mil kits.

“Em 2018 assisti o documentário “Absorvendo o Tabu” e comentei com umas amigas como deveria ser cruel estar menstruada e não ter acesso a absorventes e outros itens de higiene. O projeto iniciou em novembro de 2020 quando eu comecei a servir em um outro projeto que entrega quentinhas para pessoas em situação de rua na praça do ferreira. A vontade de ajudar foi grande e esse desejo de dar a mão às pessoas que menstruam que não tem condições adequadas para cuidar de si durante o ciclo menstrual me fez criar a Sangue Nosso”, conta Larissa.

Com a pandemia da covid-19 as ações foram intensificando e atualmente o projeto conta com um grupo de voluntários que atendem em diversos bairros na capital cearense e no interior. Em Fortaleza as doações são realizadas na Praça Do Ferreira, Catedral, Acal E Entornos, Praia De Iracema, Praça Do Dragão Do Mar, Poço Da Draga, Comunidade Da Graviola, Castelão, Caça E Pesca , Vila Velha, Comunidade Do Brooklin, Comunidade Do Gengibre, Jangurussu, Bom Jardim , Vicente Pinzon, Serviluz, Aerolândia, Viaduto Do Lagamar, Autran Nunes, Carlito Pamplona e Conjunto Palmeiras. E as doações também são realizadas na Região Metropolitana como na Aldeia Jenipapo-Kanindé e Praia Do Batoque, em Aquiraz . Nos municípios cearenses beneficiados com o projeto são a Comunidade Quilombola Alto Alegre, em horizonte e a Comunidade Vaca Morta , em Morada Nova.

Kits de Higiene

O grupo Sangue Nosso leva as moradoras de rua absorventes, pasta e escova de dente, sabonete e papel higiênico. Atualmente são entregue cerca de 400 kits por mês . “Eu não tenho nem palavras para agradecer esse carinho, é muito difícil ser mulher e viver sem nenhum recurso. Quando recebo essa ajuda eu me sinto melhor e com mais esperança de um dia viver melhor “, comenta Ana Claudia, moradora de rua no bairro Centro.

Em 2021 entrou em vigor no Ceará o programa que garante a distribuição de absorventes íntimos higiênicos a estudantes da rede pública estadual e das universidades estaduais com o objetivo de combater o impacto da pobreza menstrual. Apesar de todas as iniciativas do governo para tratar desse tema tão relevante, é necessário uma rede de apoio para atingir todas as mulheres de diferentes idades.

“Os projetos de leis de distribuição de absorventes vem sendo implementados e esperamos que possamos falar ainda mais sobre menstruação com toda a sociedade civil de forma natural.
Quebrar o tabu para falar abertamente sobre menstruação é essencial. No nosso coração, escutamos muitas histórias de vida na maioria delas dolorosas, cruéis. O acolhimento, a paciência no escutar deixa nosso olhar sobre o outro menos julgador. Cada ser humano tem sua história de vida e ela deve ser respeitada acima de tudo. Em toda entrega aprendemos algo e tentamos sempre melhorar para acolher todas as pessoas”, destaca a publicitaria Larissa Maia.

Como Ajudar?

O projeto é formado por voluntários e conta somente com doações para a criação dos kits de higiene pessoal. Durante a pandemia as doações eram intensas, mas, infelizmente as contribuições foram diminuindo com o passar do tempo. Para ajudar, basta entrar em contato pelo perfil do Instagram @sanguenosso, para doações de produtos higiênicos (absorventes, pasta e escova de dente, sabonete, papel higiênico e calcinhas novas) podem ser entregues no Museu da Fotografia, parceiro do projeto. E quem deseja contribuir com transferências de valores, basta enviar para o pix: [email protected].

Por Dayse Lima

Foto: Denor Sousa
Foto: Thomaz Maranhão
Foto: Thomaz Maranhão

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img