27.8 C
Fortaleza

Mais de 40 mil jovens foram diagnosticados com síndrome gripal em Fortaleza

Desde o início do ano, 41.799 menores de idade, entre crianças e adolescentes, foram diagnosticados com síndrome gripal em Fortaleza. Os dados foram coletados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos 116 postos de saúde e nas seis Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da cidade.

Foto: Reprodução/ Rodrigo Carvalho

Segundo a SMS, esse registro foi maior nos meses de abril e maio, quando foram realizados cerca de 64% desses atendimentos, um equivalente a, aproximadamente, 26.750 pacientes. 

Nenhum óbito foi registrado este ano, porém 11.384 crianças e adolescentes precisaram ser internados em decorrência dos sintomas, 173 deles ficaram reclusos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) recebeu outros 8.594 pacientes, dos quais 421 necessitaram de internação em enfermarias ou em UTI. 

O aumento de casos pode estar conectado ao retorno do público infantil às atividades presenciais e ao maior contato com diferentes pessoas, além da baixa imunização da faixa-etária contra a influenza. No mês de abril, apenas 17,7% do público da capital que está apto a receber o imunizante foi vacinado.

A cobertura vacinal com os imunizantes contra o coronavírus também está baixa para esta parcela da população. De acordo com o último Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado no dia oito de maio, a imunização de crianças de 5 a 11 anos, que foi iniciada em janeiro deste ano, alcançou 57,56% do público total com a primeira dose e 27,52% com a segunda dose. 

Já os jovens com idades entre 12 e 17 anos registraram uma maior adesão à vacina, com 89,54% deles imunizados com a primeira dose e 71,25% imunizados com a segunda dose obrigatória.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img