25.1 C
Fortaleza

Prazo de validade de vegetais embalados não será mais informado

A indicação do prazo de validade de vegetais frescos embalados não é mais obrigatória no Brasil. A medida foi aprovada por meio da Portaria nº 458, a qual foi publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no final da última semana. 

Foto: Reprodução/ Governo Federal

Segundo José Guilherme Real, secretário de Defesa Agropecuária do ministério, adicionar o prazo às embalagens seria desnecessário, uma vez que os consumidores podem avaliar visualmente se o produto continua próprio para o consumo. Em nota, o secretário afirmou que a validade não informaria de fato a qualidade do produto. 

“A validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se um produto hortícola está apto ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual”, concluiu. 

De acordo com ele, a medida tem como objetivo prevenir o desperdício de alimentos, especialmente das frutas, uma vez que esses produtos não podem ser vendidos após passarem de sua validade, mesmo que estejam em condições adequadas para serem consumidos. 

O ministério alegou que, anteriormente à aprovação da portaria, os produtos considerados vencidos eram descartados, não podendo, por exemplo, compor doações.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img