28.4 C
Fortaleza

UFC e Hemoce fazem parceria para iniciar tratamento em pacientes com câncer

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), e o Hemoce devem iniciar tratamento com um equipamento chamado de Projeto de Terapia Celular em pacientes com câncer. Esse tipo de terapia tem a finalidade de modificar células doentes e reinseri-las no corpo do paciente para o tratamento ser feito.

Foto: Divulgação/UFC

As doenças a serem tratadas são o linfoma, a leucemia linfóide aguda e o mieloma múltiplo.

“O projeto oferece um novo tratamento a pessoas que não têm mais alternativas de recuperação por meio de quimioterapia ou transplante de medula”, fala o professor e coordenador do Centro de Processamento Celular do Hemoce, Fernando Barroso.

Ainda conforme Barroso, esse tipo de tratamento é “ uma terapêutica nova e revolucionária. Ela já está estabelecida na Europa e nos Estados Unidos, mas, no Brasil, está iniciando agora”, explica o professor, acrescentando que a primeira terapia do tipo foi realizada em Ribeirão Preto, em São Paulo, há dois anos.

“O Brasil está começando a desenvolver esses centros agora, e estamos entrando no início desse processo”, destaca.

Além disso, o professor informa que o custos do tratamento com terapia celular são menores em relação a outros oferecidos pela indústria farmacêutica. “Quando você o compara com terapias feitas com drogas mais modernas, como a imunoterapia, esse tratamento é mais barato”, reforça.

Espera-se que, ainda este ano, tenha o primeiro paciente com o tratamento por meio de células.

No momento, o equipamento está em processo de instalação. Posteriormente, será a etapa de validação e treinamento da equipe.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img