26.1 C
Fortaleza

Governador acompanha a instalação do pilar fundamental do Hospital Universitário do Ceará

(Foto: Larissa Falcão – Ascom Casa Civil )

Com 654 leitos, equipamento vai reforçar a oferta de atendimento à população cearense e a formação acadêmica de novos profissionais de saúde

O governador Camilo Santana acompanhou, na manhã desta terça-feira (22), a implantação do primeiro pilar do Hospital Universitário do Ceará, que está sendo construído dentro da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, em Fortaleza. Também estiveram presentes o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o reitor da Uece, professor Hildebrando dos Santos Soares, e o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

“A Uece tem os melhores cursos de Medicina do Norte e Nordeste do Brasil e, agora, vai ganhar um Hospital Universitário, que além de ser um hospital de ensino e pesquisa, será um hospital público de atendimento à população do Ceará, numa localização estratégica, com vias de acesso e saída de ambulâncias, importante aqui na malha viária de Fortaleza e Região Metropolitana. Serão 654 leitos”, destacou o governador Camilo Santana.

(Foto: Larissa Falcão – Ascom Casa Civil )

Parte das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde, capitaneada pela Sesa, o equipamento vai receber investimento do Governo do Ceará de R$ 274,7 milhões para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações. Atualmente, mais de 150 trabalhadores atuam na construção do complexo hospitalar, que ocupará uma área de 79,5 mil m² dentro da Uece.

Segundo o titular da Sesa, a construção do Hospital Universitário do Ceará mostra como o Estado transformou a gestão da Saúde nos últimos anos. “Essa, talvez, seja a obra mais importante da Saúde no Ceará, porque traz três pontos importantes: o fortalecimento de instituições de ensino, o Brasil está vivendo um momento em que é preciso voltar para esse caminho; a valorização das pessoas; a fixação e atração de talentos do povo cearense. [A obra] Tem impacto nos próximos séculos, não só nos próximos anos”, projetou Dr. cabeto, afirmando que o Ceará tem sido uma referência em ensino e produção de conhecimento em saúde.

(Foto: Larissa Falcão – Ascom Casa Civil )

Com 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil), sendo 184 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o novo hospital também vai reunir todas as especialidades médicas, aliando a ampliação do atendimento em saúde à formação acadêmica de qualidade aos estudantes da Uece. Um complexo hospitalar que funcionará como nova sede para o Hospital César Cals, integrando a rede de equipamentos da Sesa. A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

Para o reitor da Uece, o equipamento fortalece e valoriza a história e o papel da instituição. “Está garantindo para o povo cearense não somente um dos maiores hospitais públicos do Nordeste brasileiro e, provavelmente, um dos maiores do País, mas o senhor estabelece um novo patamar para área de saúde do Estado e para Uece. Nós temos aqui, com a grandiosidade desse hospital, a possibilidade do casamento entre a academia e o serviço público de saúde”, disse o professor Hildebrando dos Santos Soares, ressaltando que o hospital é uma mudança de paradigma no Ceará em relação ao atendimento e à inovação em saúde pública.

(Foto: Larissa Falcão – Ascom Casa Civil )

Com mais de 10% de obra executada, a projeção é que nos próximos meses quase 600 funcionários trabalhem de forma direta na construção da futura unidade. O chefe do Executivo Estadual reforçou a importância do investimento público para a geração de emprego. “Isso significa gerar emprego e oportunidade. É o que eu sempre tenho falado: a importância do Estado bem equilibrado. Não uma gestão fiscal como fim, mas como meio, que possibilite fazer investimentos em todas as áreas que o Ceará precisa, na saúde, na segurança, na educação”.

Camilo Santana finalizou a visita agradecendo aos profissionais de saúde e da Uece. “Nosso compromisso é fortalecer um dos maiores patrimônios que o Ceará tem, que é a Uece. Um patrimônio que tem mudado a vida de milhares de jovens e profissionais de todas as áreas. Uma das melhores universidades que nós temos no Norte e Nordeste, e no Brasil, que ganhará um dos maiores hospitais do País”, garantiu.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img