26.1 C
Fortaleza

Home office: quando a coluna vertebral necessita de atenção especial

De acordo com a OMS, 80% da população já teve ou terá dor na coluna. Segundo o IBGE, cerca de 34,3 milhões de brasileiros apontaram problemas de coluna, o que preocupa os especialistas durante o home office.

Manter a postura correta, fazer atividades físicas com regularidade, alimentar-se bem, beber bastante água. Essas são algumas dicas já conhecidas que deveriam ser seguidas no dia a dia mas, com a chegada da pandemia, muitas delas estão sendo diminuídas ou até mesmo deixadas de lado. Com o isolamento social e ficando mais tempo trabalhando de casa, o corpo começa a dar sinais de sedentarismo. E uma das partes que mais sofre é a coluna vertebral.

De acordo com o ortopedista e especialista em coluna vertebral, Dr. Rômulo Pinheiro, do Núcleo de Oncologia e Hematologia do Ceará (NOHC), a nova rotina de trabalhar em casa por muito tempo, se não tomados os devidos cuidados com a coluna, pode trazer sérios problemas a médio e longo prazo. 

“Isso tem duas causas principais. Primeiro é a postura incorreta durante o trabalho de home office. É importante ter uma cadeira no tamanho adequado que permita que possamos trabalhar com os braços apoiados, que tenhamos um apoio para as costas para que a nossa coluna fique reta e não inclinada durante o trabalho. Segundo foi a diminuição da atividade física durante a pandemia. Antes do coronavírus, 36% das pessoas faziam algum tipo de exercício físico. Hoje, esse percentual caiu para 14%”, explica o especialista.

Alguns cuidados simples fazem toda a diferença. O Dr. Rômulo explica que para manter a saúde da coluna trabalhando em casa por muito tempo, o ideal é manter a posição ereta com as costas totalmente apoiadas no encosto da cadeira. De acordo com o especialista, isso proporciona estabilização e relaxamento da coluna vertebral e mantém sempre o monitor na altura dos olhos para prevenir tensão na região cervical. 

“No caso de pacientes que já possuem algum tipo de problema na coluna, a atenção deve ser redobrada. Não é só a coluna que sofre a coluna que sofre com a postura inadequada. Esse mau hábito pode causar dores nas articulações e desgastes indevidos. Uma dica é alternar as posições ao longo do dia, fazer pequenas caminhadas e alongar durante o home office. Se as dores persistirem é importante procurar ajuda médica. O que eu sempre oriento aos pacientes que atendo no NOHC é que o mais importante é parar, beber água, fazer intervalos, mudar um pouco a sua posição. Lembre-se sempre de se alongar, esticar e espreguiçar. Evite trabalhar deitado na cama ou no sofá com um notebook. Além de muito foco e disciplina, também é necessário pensar na sua saúde”, orienta Dr. Rômulo.

Prevenção

Algumas dicas são importantes para evitar que a coluna comece a dar sinais de desgaste no home office, como:

  • Os cotovelos devem estar apoiados em 90° ao braço da cadeira e a mesa alinhada ao antebraço. 
  • Mantenha a posição neutra dos punhos, braços e os ombros alinhados e relaxados.
  • Os pés devem estar apoiados no chão ou num apoio, melhorando o conforto e auxiliando na manutenção de uma postura adequada. 
  • Evite cruzar as pernas e faça movimentos regulares com os pés para estimular a circulação e evitar cansaço nas pernas. 
  • Mantenha o pescoço ereto e evite flexionar muito os braços durante o uso de celulares. 

Sobre o NOHC

O NOHC é um Centro habilitado ao atendimento especializado em Oncologia, Hematologia, Reumatologia e Terapia Biológica. Com uma estrutura que atende aos padrões de boas práticas atuais, possui uma equipe multiprofissional especializada, que oferece cuidados integrados em um só local, com qualidade e segurança. A clínica conta com um suporte hospitalar de referência juntamente com um suporte administrativo interno

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img