27.8 C
Fortaleza

Desunião no sertão

Elmano de Freitas terá que se desdobrar para equacionar um dos teoremas mais complicados da sua gestão para impedir a desunião de muitas lideranças que no seguem, praticamente em todos os municípios onde prepondera o fisiologismo que salva e mata ao mesmo tempo, na medida em que por cada cooptação para as suas fileiras deixa choro e velas do outro. Na verdade, não chega a surpreender a ninguém, sabendo-se que política, como a religião e futebol, conseguem colocar em campos opostos políticos amigos de infância separados por contingências ocasionais não vergadas pela teimosia da vaidade, e tornar antagônicos irmãos de sangue quebrando a fraternidade familiar, corrompidos pela ignorante supremacia que destrói até famílias. E na política vale tudo. Enquanto, por exemplo, os governadores Cid Gomes, Camilo Santana e Elmano de Freitas foram eleitos com grandes votações, isso não significa que os seus seguidores representem blocos monolíticos, infensos a desencontros partidários. Nem é necessário ser cientista político para entender que, num país onde a criação de partidos se assemelha à criação de times de futebol nas várzeas. Em cidades onde qualquer tiquinho de politicóides enfatuados e pernósticos, pode se dar ao luxo de criar partidos que serão de sua propriedade que serão transformados em meio de vida. Elmano foi eleito tendo como principais apoiadores Camilo, Lula e Cid, mas, também por 13 partidos que nos municípios esquecem-se as origens e passam a se enfrentar se autodenominando governistas.

FIEC traz o G 20. Empresários, técnicos, economistas e políticos do Ceará estão sendo preparados pelo Centro Internacional de Negócios da FIEC para a realização no segundo semestre, de seis Encontros técnicos e dois ministeriais, do Fórum de Cooperação Econômica Internacional – G20, que tem o Brasil na presidência. Os temas predominantes serão Educação, Trabalho e Finanças. Isso é o gênio criador de Ricardo Cavalcante funcionando a favor do Ceará.

Merecendo destaque. O minúsculo município de Ararendá, no Cariri, está a merecer todas as demonstrações de admiração. Apesar de pouco mais de 10 mil habitantes, foi essa notável unidade municipal que conquistou a mais alta nota de qualidade de ensino em todo o estado, com 7,3 pontos pelo Instituto de Operação Educacional do Brasil. Ceará e São Paulo fecharam o ciclo de educação top no país.
Bolsonarismo na UTI. Recentes acontecimentos políticos vêm causando preocupações em bolsonaristas fanáticos. Enquanto algumas de suas principais lideranças visam outros nomes, o favorecimento público de Bolsonaro ao nome do deputado André Fernandes, ameaça fechar as portas a outros menos açodados e mais confiáveis do que ele, é que diz a turma do contra. Mas nenhum deles toca praticamente sozinho a banda de música do PL como o ruidoso deputado.
Saúde de Wagner. A propósito de candidaturas de tendência bolsonarista, o Capitão Wagner liderando as primeiras pesquisas, tem a sua pré-campanha suspensa por 15 dias em consequência de uma crise de hérnia. Está no estaleiro refazendo forças para retornar a causa…
Abandonar o navio. Há quem defenda para já o desmembramento de oportunistas que tentaram asilar-se no bolsonarismo, mesmo com passaporte livre para tentar outras “embaixadas”. Declarar-se bolsonarista não é mais conveniente. É um contrato de risco que não vale a pena assumir.
Carteirinha de senador. A senadora Augusta de Brito pede hoje licença do Senado Federal. Na sua ausência por quatro meses, assumirá Janaína Farias que nunca recebeu um só voto popular. Chega de arranjos deploráveis que não se justificam para consagrar a segunda suplente de Camilo que assim quis.
PL oportuno. O deputado Mauro Filho considera oportuna a aprovação do Projeto de Lei do Governo Federal para a execução de programas destinados a obras emergenciais de Segurança Hídrica, produção de alimentos e ampliação habitacionais. O senhor Mauro Filho ainda está se ajustando à nova ordem para esquecer Ciro Gomes, a quem abandonou depois de 20 anos de serviços, por cansaço…
O novo Ciro. Em entrevista o ex-ministro Ciro Gomes abriu sua caixa de ferramentas contra Lula e Bolsonaro. Revelou estar “enjoado” a ponto de desprezar o próprio eleitorado, do qual nunca mais irá precisar, já que não será mais candidato a nada diante da falta de equilíbrio e de visão desse eleitorado.

“Nas eleições, o voto secreto serve para eleitores traírem os compradores do seu voto, ou com vergonha do voto que terminaram dando”. Ex-deputado Antonio Câmara.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img