27.8 C
Fortaleza

Lançamento de risco

No próximo dia 11, no Ginásio Paulo Sarasate, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro deverá comandar o lançamento do nome do deputado federal André Fernandes, que tem andado “grudado” nele como um sanguessuga, para candidato do PL, na disputa pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Trata-se de um evento político absolutamente normal, além de um direito constitucional de Bolsonaro, já que vivemos uma democracia. Há, entretanto, alguns detalhes importantes, que termina transformando numa visível jogada de risco a atitude Bolsonaro. Entre os pontos de destaque na biografia do futuro candidato bolsonarista, foi a sua bombástica estreia no Plenário da Assembleia Legislativa, quando ele partiu para um ataque violento e descabido contra um dos deputados da Casa, Nezinho Farias, a quem acusou, sem quaisquer provas ou justificativas, de associação com bandidos, pelo que ele só não terminou expulso daquele Poder por conta de certas maciotas utilizadas no ambiente político. Há quem assegure que essa preferência explícita de Bolsonaro por André não passa de motivação para não deixar ruir a mal-amada “doutrina” do bolsonarismo, como última trincheira de uma direita que se esvai a cada dia em todos os países. No caso de Fortaleza, onde Wagner tem sido favorito, e o senador Eduardo Girão corre por fora, se essa turma toda não se unir não chegaria nem perto de um segundo turno, já que, como adverte o jornalista Fernando Mitre, da Band, a sociedade mais esclarecida não vê direita e esquerda extremadas como caminhos corretos a serem seguidas, se há caminhos mais razoáveis, distantes do radicalismos.

Rumo às urnas. O próximo passo político importante do governador Elmano de Freitas, diretamente relacionado com o pleito para a Prefeitura e Câmara Municipal de Fortaleza e do interior, deverá ser uma ampla reunião com todos os Secretários de Estado e dirigentes de órgãos e empresas estaduais, que planejam disputar cargos eletivos em outubro. A referida reunião deverá ser organizada pela senadora Augusta de Brito (PT), secretária da Articulação Política.

Candidatos para vencer. Segundo o Palácio da Abolição, o governador Elmano deverá liberar todos os auxiliares que queiram disputar cargos, mas, desde que comprovem ter condições e bases políticas o suficiente para vencerem seus desafios. Se muitos deles forem eleitos, Elmano não teria problemas para substituí-los, haja vista a plêiade de pessoas preparadas para esses cargos.
ENEL ameaça Lula. Numa . titude em que atende a advertência de outros ministros e parlamentares governistas, o titular do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Silveira decidiu dar uma dura em cima da direção da ENEL, cujos prejuízos causados em todo o país, inclusive RJ e São Paulo terminam como uma bomba a explodir sobre o colo de Lula.
Complicando Célio. Até que demorou, mas, está havendo um momento de dúvidas para o deputado Célio Studart (PSD), que é também Secretário da Proteção Animal. O problema, segundo já identificaram os analistas políticos, é, entre outros, ele ter que servir ao Estado na SPA, enquanto o PSD o quer na Câmara defendo os interesses partidários.
Mais água para a Ibiapaba. No Planalto da Ibiapaba, empresários, líderes políticos, maçonaria, Lion’s Clubes e CDL dispostos a constituir um Frente Ampla em defesa da represa do rio Arabê, em São Benedito, projeto há muitas décadas aprovado. Segundo advertem os defensores, essa obra iria impedir o uso do açude Jaburu, de Ubajara por todas as cidades da Serra e parte do Piauí.
Manobra hábil. Em Crateús, onde o prefeito Marcelo Machado julgava ter ganho mais uma eleição, o senador Cid e o ministro Camilo, numa manobra habilidosa, atraíram para o PSB o vice-prefeito e médico Dr. Nenzé, que supera Machado em popularidade, e que deverá ser fator para uma vitória da hoje senadora Janaína Farias, numa das disputas mais acirradas do ano.
Questão resolvida. A ameaça de mais movimentos grevistas por parte dos servidores da Educação deixou de existir, tendo em vista a liberação, pelo Governo do Estado, dos R$ 600 milhões do FUNDEB, cujo atraso, segundo o governador Elmano de Freitas, aconteceu por conta de questões jurídicas. A urgência desse pagamento foi assegurada pelo próprio governador para o bem dessa classe.
Alívio para a Nação. Na visão do senador Cid Gomes, do PSB, foi acertada e oportuna a formação de maioria dos ministros do STF tornando impraticável a história do Poder Moderador a ser exercido pelas Forças Armadas do Brasil. Como se sabe, esse tipo de “poder” apenas existiu até hoje no Brasil, e foi exercido pelo imperador D. Pedro I, e foi extinto pelo imperador D. Pedro II.
Abacaxi armado. Depois de alguma demora, o Ministério de Gestão e Inovação do Serviço Público tem em mãos um “abacaxi” de bom tamanho para descascar, e que é da alçada do MEC, pasta de Camilo Santana. Trata-se da cobrança, com ameaça de greve, de reposição salarial e reestruturação de carreira para dezenas de milhares de servidores federais da Educação.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img