27.8 C
Fortaleza

Só resta domar a fera

Não chegou a causar surpresa a votação dos filiados do PT na Pajelança de domingo passado. Deu Evandro na cabeça como assim queriam os chefões do partido. Não se pode, entretanto, desprezar a votação da Chapa 100, liderada pela deputada Luizianne, na verdade a mais votada com 1.723 votos, que saiu do encontro denunciando ter sido vítima de um complô. Mas não se deixou vencer, alardeando ter derrotado a Assembleia Legislativa, o governador Elmano, Camilo Santana e Guimarães. A união das chapas 110, 120, 150 e 180 foi suficiente para anular o sonho de Luizianne de liderar a abertura da corrida para retornar ao Paço Municipal. Há que se lamentar a atitude de luiziannistas, ao classificarem de traidores outros petistas que não votaram nela. Mas aqui está o registro do que poderá vir no “day after”. Uma vez superada a etapa da escolha de delegados, resta fazer o consenso entre os que encabeçaram as sete chapas. Acrescente-se que o ministro Camilo Santana assim como o governador Elmano de Freitas, foram defensores firmes do consenso, e não tiveram culpa direta nas armações contra Luizianne. Mas ficou patente o enorme desconforto da deputada. O PT terá tempo para desarmar inconformados perdedores. O problema ficou explícito com a união dos comandantes do PT, não contra ela, mas a favor de Evandro, numa ação de arrodeio para despistar o que não foi possível esconder. Agora vão ter que domar a fera.

Satisfação. Por ocasião da entrega do IJF de Messejana o prefeito Sarto Nogueira enfatizou satisfação ao proporcionar à capital ao Ceará e Estados vizinho, um dos mais modernos equipamentos de Saúde do Nordeste, com 90 leitos, 500 funcionários médicos, enfermeiros e técnicos, ao custo de R$ 17 milhões.

Frente na CMF. Na Câmara Municipal de Fortaleza está sendo articulada uma Frente Parlamentar para a liberar os recursos de que o SUS necessita para melhorar as condições físicas e de equipamentos do IJF de Fortaleza. Como diria VT, somos o centro do mundo.
Acontecendo o esperado. Político da Região Metropolitana de Fortaleza têm a confirmação de algo há meses esperado. O prefeito Acilon Gonçalves deixa o PL tomado por bolsonaristas para assumir dois partidos pequenos que ele promete fazer crescer: Democracia Cristã e PRD, garantindo eleger seis vereadores em Fortaleza. Com isso, anula o PL.
Recado otimista. Por ocasião da entrega do IJF de Messejana, o prefeito Sarto Nogueira, rebateu críticas de adversários e oposicionistas enviando um recado àqueles com quem estará disputando a Prefeitura, aproveitando o verso dos Titãs, de autoria de Lulu Santos: “Não pedi para nascer, mas, não nasci para perder”.
STF acerta. Diz o deputado Eduardo Bismarck que os onze ministros do STF acertaram decidindo por unanimidade, que, em nenhuma circunstância poderão as Forças Armadas assumirem o papel de Poder Moderador. Está na Constituição deputado. O Brasil já sabia.
Pensão vitalícia. Opinam as deputadas Jô Farias (PT), e Lia Gomes (PDT) que não foi das mais felizes a decisão do STF confirmando pensão vitalícia para ex-governadores, que tenham adquirido esse direito antes de 2019 quando foi extinto. O pior é que alguns desses ex-governadores assumiram às vezes por apenas um mês.
“Máquina” política. O senador Cid Gomes conseguiu todos os recordes em matéria de filiações para um partido político, no caso, o PSB. Ele fez no período da janela, milhares de filiações em 60 municípios garantindo um grande contingente de tropas para o PSB sacramentar-se como o maior partido do estado. Que se dane o deputado Guimarães. Mesmo com a máquina na mão, o petista perdeu feio.
Utilidade do Aquário. Apesar das críticas da oposição a doação do espaço construído para o Aquário à UFC deverá ter aquele local utilizado para grandes projetos de Educação, Cultura e Turismo. Está nas mãos certas para funcionar com gente que gosta de trabalhar.
Homenagem merecida. A Câmara Municipal de Fortaleza prestará, na quinta-feira, 11, homenagem especial ao deputado André Figueiredo, a quem será conferida a mais importante Comenda da PMF, a Medalha Boticário Ferreira. Filiado ao PDT desde a criação dessa sigla, é hoje o presidente nacional.

“A falha maior no partidarismo não é inflar partidos com patifes, mas oferecer patifes para serem votados e eleitos.” Poeta e humorista Emílio de Menezes.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img