28.4 C
Fortaleza

Pesquisas chegarão a Lula

De acordo com o deputado De Assis Diniz (PT-CE), Líder do bloco governista na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) um fenômeno nos últimos dias, mesmo com resultados econômicos favoráveis, a avaliação positiva do presidente caiu nas pesquisas. Alguns atribuíram o fato às recentes declarações sobre a ação de Israel contra a Palestina, o que bastou para reascender a polarização entre os eleitores. Conforme De Assis Diniz, não é à toa, a maior queda se deu entre evangélicos e, segundo a Quaest, 60% dos brasileiros acham que as declarações do presidente Lula foram exageradas.

Importante saber
Na pesquisa Ioec, a gestão de Lula ótima ou boa caiu 5%, nos últimos três meses. A pesquisa AtlasIntel mostrou 38% dos entrevistados considerando a gestão Lula como boa ou ótima. Em janeiro último, eram 42%. Já a Genial/Quaest mostrou uma avaliação negativa para 34% dos entrevistados, ante 29% em dezembro de 2023. A avaliação foi positiva para 35%, ante 36% em dezembro passado.

Sobre a economia
Segundo De Assis Diniz, a economia melhorou sensivelmente. Uma nova regra fiscal reduziu o risco de endividamento, com aprovação de uma reforma tributária histórica. Foram cumpridas as promessas de campanha de conceder aumento real ao salário mínimo e de reajuste do Bolsa Família para R$ 600,00 (Seiscentos Reais). A meta de inflação foi mantida e iniciado um ciclo de corte nos juros.

Sobre o PIB
De acordo com o deputado líder De Assis Diniz, o PIB de 2023 cresceu 2,9% em relação ao ano anterior e fez o Brasil atingir o posto dr 9a. maior economia do mundo, superando Canadá e Rússia. O desemprego recuou 7,8%, a menor desde 2014. A renda média das pessoas empregadas em 2023, atingiu R$ 2.979,00, segundo o IBGE, um crescimento de 7,2% em relação a 2022, a variação mais expressiva da série histórica, iniciada em 2012.

Confiança
Os dados mostram que houve um aumento de 1,8% no Índice de Confiança da Indústria (ICI), enquanto a confiança no comércio atingiu 90,5 pontos, o maior nível desde outubro de 2022. E afirma Diniz: “Como se percebe, não foi pouca coisa. Infelizmente, a proliferação de fake news e o trabalho sistemático de descredibilização realizado pelo bolsonarismo ainda ressoam com força num país sendo nitidamente dividido pelas últimas eleições”.

Enfático
O deputado De Assis Diniz, que vem se destacando entre todos os parlamentares cearenses na atual legislatura, fez questão de enfatizar seu crédito na gestão administrativa e política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:” Creio que seja uma questão de tempo- e claro, de boa comunicação do governo- para que as pessoas percebam, no seu cotidiano, que a vida mudou para melhor. Contra a realidade, não há mentira que cole. E aí veremos, com certeza, as pesquisas registrando um novo patamar “.

Disputa acirrada
A eleição em Maracanaú promete ser das mais acirradas em todo o estado. É que o atual prefeito Roberto Pessoa já anunciou sua pré-candidatura a reeleição pelo União Brasil, buscando o quarto mandato. Dentre outros já surgiram quatro outras pré-candidaturas, todas de deputados estaduais, no caso, Júlio César Costa Lima Filho (Julinho), Dra. Silvana e Lucinildo Frota, logicamente, de partidos diferentes. Estamos atentos. Vem muita novidade por aí, digo, em Maracanaú. Anotem para conferir.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img