25.1 C
Fortaleza

Prefeitura lança mobilização para promover limpeza urbana

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quinta-feira, 09, uma mobilização envolvendo ações de educação, fiscalização e limpeza urbana para promover a criação de uma capital mais sustentável. “Uma cidade mais limpa é uma cidade mais saudável, onde a família vive melhor. Vamos engajar toda a cidade nesse compromisso que é de todos nós, do Poder Público, da iniciativa privada e dos cidadãos e cidadãs. Será uma ação conjunta, que inclui os caminhões de coleta de recicláveis, o vídeomonitoramento, a ampliação do número de ecopontos, de bairros atendidos pelo Re-Ciclo, de lixeiras subterrâneas e de agentes de limpeza. Teremos um grande time de dez mil pessoas trabalhando para fazer de Fortaleza a cidade mais limpa do Brasil”, explicou o prefeito José Sarto.
Durante o lançamento da iniciativa, o gestor do município destacou que para cada 10 quilos de lixo que a Prefeitura recolhe nas residências durante a coleta regular, 12 quilos são retirados das ruas e locais públicos por conta do descarte irregular. O objetivo da mobilização é transformar a cidade em um lugar mais saudável que, inclusive, seja capaz de gerar renda através do lixo por meio da promoção de novos hábitos de descarte.
No âmbito da educação, a administração municipal prometeu capacitar mais de 10 mil agentes, que serão responsáveis por engajar a sociedade e conscientizar os fortalezenses sobre a melhor forma de lidar com os resíduos. O trabalho deverá ser desenvolvido de diferentes maneiras, como de porta a porta e em eventos e espaços públicos.
Já na fiscalização, as câmeras de videomonitoramento com tecnologia de identificação automática de descarte inadequado serão utilizadas para coibir crimes ambientais. Os equipamentos estarão conectados a órgãos de fiscalização. Além disso, 60 ciclomonitores vigiarão os pontos de lixo para identificar eventuais infrações e acionar a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) quando for necessário.

Limpeza urbana
Atualmente, a coleta domiciliar ocorre três vezes por semana na capital cearense. Em lugares como a Beira-Mar e o Centro, o serviço acontece diariamente devido ao alto fluxo. A novidade anunciada ontem está relacionada com o programa Recicla Mais, que foi lançado como estratégia de ampliação da coleta seletiva a ser implementada em condomínios residenciais.
Em um primeiro momento, serão atendidos bairros como Messejana, Curió, Guajerú, Coaçu, São Bento, Paupina, Parque Santa Maria, Ancuri, Meireles, Aldeota e Cocó, com seis caminhões cumprindo rotas semanais. Os condomínios interessados podem aderir ao programa pelo site reciclamais.fortaleza.ce.gov.br ou no Portal Fortaleza Digital. Aqueles que adotarem a medida deverão optar entre doar resíduo reciclável ou receber um bônus a ser concedido por empresas parceiras.
É válido ressaltar que a cidade já conta com 103 ecopontos para receber recicláveis, poda, materiais volumosos e entulhos de pequenas obras. Além disso, há 55 pontos com lixeiras subterrâneas para resíduos domésticos. Neste mês, a gestão afirma que o projeto Re-Ciclo, que faz a coleta seletiva com catadores utilizando triciclos elétricos de porta a porta, será ampliado de 11 para 26 bairros. Até junho, o projeto deve abranger 35 bairros.

Por Yasmim Rodrigues

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img