27.8 C
Fortaleza

Ciro paga pelos excessos

Está chamando à atenção o estranho silêncio em que anda mergulhado o ex-ministro Ciro Gomes, quando se sabe que essa nunca foi a sua característica, ou seja, quando é do conhecimento de todos os que conhecem que não é do comportamento dele andar com a “viola no saco”. Em Sobral, antes de se tornar deputado estadual, ele tomava parte de estridentes programas esportivos radiofônicos. O atual momento, conforme destacam profissionais da imprensa política do Sudeste e Brasília, a recuada de Ciro em seus programas nas redes sociais teria uma motivação bastante razoável, ou seja, os seus excessos em relação à senadora Janaína Farias (PT), a quem ele acusou de “assuntos de cama” para o ministro Camilo, de quem é suplente no Senado que o processou por isso. Entretanto, adversários políticos por ele conseguidos preferem atribuir o “caladão” do renomado político sobralense a dois outros motivos: o lançamento da ex-governadora Izolda para uma vitória assegurada em Sobral, e a situação periclitante do PDT de Fortaleza. Mas, a “espada de Dâmocles” sobre ele é a possibilidade de perder o processo de que é alvo, o que deixaria os seus direitos políticos em risco. Aconteça o que acontecer, não poderia ter sido por falta de advertências dos que aplaudem o seu brilho eleitoral, ou até mesmo dos seus mais acérrimos rivais políticos. A verdade é que processos não calam o dono de uma fluência do nível de Ciro, sendo dele todos os juros a serem pagos.

Lição do TSE. A absolvição do senador Sérgio Moro pela unanimidade dos votos dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, segundo o deputado Célio Studart, do PSD, deverá servir de exemplo, e funcionar como espelho para os que tiverem algum plano para destruir adversários e inimigos políticos. Foi exemplar a expressão do ministro Floriano Marques, relator do processo, ao advertir que não se pode “condenar ninguém por estranhamento, suspeitas, indícios e convicções, onde só cabem provas robustas”.

Tarefa desafiante. O governador Elmano, com o objetivo de acompanhamento minucioso de todas as pastas do seu Governo, adotou o sistema de receber, um a um, os seus titulares, no Palácio da Abolição, para acompanhar o ritmo de cada um. Para esses encontros, ele conta também com as presenças do Secretário Nelson Martins, e da Articuladora Política Augusta de Brito.
Acerto do Senado. Para a senadora Janaína Freira, do PT, foi um dos grandes do Senado a programação de mais audiência da Comissão de Educação e Cultura, no sentido de adiantar a elaboração do Projeto de Lei que torna obrigatório a inclusão, no currículo do Ensino Básico as primeiras noções de Educação Financeira, uma arma poderosa para o futuro de uma juventude.
Custou mas, começou. Até que demorou mais do que se esperava, a detonação dos ataques de vereadores de partidos adversários do governador Elmano de Freitas, e do prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira. Um dos pontos centrais dos ataques a Sarto, por exemplo, foi de que o ”pacotão” de obras iniciadas e concluídas na capital não passa de “arma eleitoreira”. Mas, é arma do bem, dizem os governistas.
Mais do que justo. Uma das homenagens mais justas da ALECE, nas últimas décadas, foi a sessão destinada a prestar tributo ao professor Francisco José de Abreu Mattos, criador das Farmácias Vivas, para divulgação e utilização de plantas medicinais e fitoterápicas. Trata-se do maior “laboratório natural”, fonte de milhares de remédios salvadores de milhões de vidas.
Será que vai?. Mesmo ante o risco de novos desenganos, mais de 1.000 prefeitos – sendo 80 cearenses – voltam à Brasília, em mais uma “marcha”, a 25ª, em busca de recursos para evitar a falência dos seus municípios. A grande indagação que continua entre os habitantes de Brasília é: se existem 81 senadores e 513 deputados para defender esses gestores, por que eles precisam dessa longa viagem?
André, o terrível. Conforme era previsto desde que André Fernandes estreou na Assembleia Legislativa, sabia-se que ele seria um político ”traquina”. Prova disso é que, depois de ter repisado adversários, ele, pra “não perder a viagem”, acicata até políticos tidos como do mesmo lado. Como exemplo, ele começa a provocar o Capitão Wagner, da UB, alvo dele e de seus sectários.
Parceria de peso. Estão dados os primeiros passos para a consolidação de poderosa parceria, unindo a Embrapa II e FIEC, tendo como alvo grandes inovações tecnológicas que são desafio para o Ceará, Para isso, ele recebeu representação liderada por Tárik Cavalcante, ficando adiantado que as prioridade serão, entre outras, H2V e Inteligência Artificial. E o Ceará continua destaque em energias renováveis.
Medida que deu certo. Ontem, no Centro Integrado de Segurança Pública – CISP, o governador Camilo Santana e o titular da SSPDS, entre outras autoridades, promoveu com satisfação, a devolução de dezenas de celulares roubados. Já se sabe que chega a 6.500 o número desses aparelhos recuperados, restando apenas localizar os donos, e enjaular os autores desses roubos.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img