27.8 C
Fortaleza

Por que não o Fundo todo?

Constituiu-se numa das melhores surpresas para o início da semana, a notícia de que está tramitando nas Comissões Técnicas da Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que transfere para o Estado do Rio Grande do Sul 50% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Trata-se de iniciativa de alguns parlamentares, entre os quais a deputada cearense Dayany Bettancourt (UB), que acerta em cheio, após a polêmica defesa da Cidadania Brasileira para o multibilionário Elon Musk, benquisto apenas dos bolsonaristas. Mas, o tema do comentário não poderia ser outro, senão a evidência da doação de metade do Fundo Eleitoral, em torno de R$ 5 bilhões, como valiosa ajuda para um Estado devastado pela violência climática. O referido Fundo tem sido um alvo permanente da rejeição da opinião pública, sabendo-se que o no nosso Brasil ainda convivemos com um sistema político-eleitoral em que o próprio Poder Executivo alimenta de recursos públicos os partidos políticos, para que seus políticos mal-acostumado continuem cometendo, impunemente, o crime da compra de votos, num acinte à própria Justiça Eleitoral que combate tais traficâncias. Tendo em vista a situação dramática enfrentada pelos bravos gaúchos, mereceria os aplausos de toda uma Nação de cidadãos de bem. Isso, diante da realidade de que é muito mais justo socorrer, com toda essa quantia os filhos da terra gaúcha, do que empregá-la para alimentar maus eleitores e eleger maus políticos, “torrando” recursos que são nossos.

Suspense em Crateús. Pelo menos até à tarde de ontem, o clima político, que já era bastante quente, com o afastamento, pela Justiça Eleitoral, do prefeito Marcelo Machado, terminou tento a temperatura cada vez mais elevada, tendo em vista que, o vice-prefeito Dr. Nenzé, rival político de Machado, foi empossado e, de saída, começou com a demissão de todos os Secretários Municipais. Mas, o mais preocupante é que, além dos secretários, Nenzé poderá dar “vassourada”, em servidores não concursados.

Querida e respeitada. Segundo se comenta no âmbito dos governistas, o ex-governador e agora Ministro Camilo Santana, desde que assumiu o MEC desejava ter ao seu lado por muito tempo a ex-governadora Izolda. Mas, ela, respeitada e querida de Camilo, Elmano e dos Ferreira Gomes (exceto Ciro) optou por governar Sobral, num pleito por todos que a conhecem, como ganho.
Isolando Wagner e Girão. Em Brasília, surpreendeu a “ordem” dada pelo presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto a todos membros e diretores do partido no sentido de que, em nenhuma condição façam alianças com qualquer partido, e isso inclui a UB do Capitão Wagner, e o NOVO, do senador Eduardo Girão. A se concretizar esse arrufo, quem irá salvar André Fernandes?
Tema esclarecido. O senador Cid, ao lado do presidente Eudoro, realiza um notável trabalho de renovação e fortalecimento do PSB, agora um dos partidos grandes do Estado, e aliado mais forte do PT. No que se refere a alguns problemas de alianças PSB-PT no interior, Cid assegura que os raros casos possíveis, serão resolvidos pacificamente respeitando a aliança estadual.
Alimentos rentáveis. Hoje, 22, no Restaurante Mayu, o presidente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo, e comando da Associação de Brasileira de Bares e Favelas – Abrasel estarão concretizando projeto de parceria tendo como objetivo a melhoria e qualificação dos pequenos negócios do setor alimentícia, um dos maiores empregadores. Participou o titular de Secretaria de Turismo, Alexandre Pereira.
Setor exitoso. Para o Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, uma parceria SEBRAE e o setor de pequenas empresas, contando com o apoio federal e estadual, será, cada vez mais, modelo que atravessa até as nossas fronteiras. Esse setor é responsável por 300 mil empregos diretos e indiretos e é composto de 50 mil pequenos negócios de alimentos, sendo 50% deles micros.
Acerto total. Na visão da deputada Fernanda Pessoa (UB), acerta de cheio o senador Flávio Arns (PSB-PR) ao defender com garra o Projeto de Lei de sua autoria, obrigando a divulgação, detalhada de todas as despesas com o Cartão Corporativo, em todos os níveis de governo. Isso, segundo ele, para se deterem os gastos bilionários que vêm sendo feitos com o uso dele.
Segurança para a Justiça. Como medida contra a possível violência no interior por ocasião da campanha eleitoral e no dia do pleito, o desembargador Abelardo Benevides, presidente do TJC, toma providências, no sentido de dar toda a segurança possível aos magistrados, promotores e cartorários. Para isso, serão aplicados R$ 20 milhões, inclusive com equipamentos tecnológicos.
Afundado a esquerda. Comenta em Senador Pompeu: o bloco esquerdista dali, que já ”caía pelas tabelas”, tende a afundar inapelavelmente. Além de outras “mancadas”, foi preso pela Polícia civil o indivíduo Antonio Costa Filho, vulgo Filho Costa. Pré-candidato pelo PSOL apresentava-se como médico, fornecendo atestados falsos para mães pobres de autistas.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img