25.1 C
Fortaleza

Patrimônio se preserva

Durante quase sete décadas, os fiéis que frequentavam a Igreja de Ubajara, município localizado na região da Ibiapaba, a 322 quilômetros de Fortaleza, tinham a opção de apreciar, antes e após as celebrações, a pintura Jesus Cristo orando no Monte das Oliveiras. A obra de arte, colocada no teto daquele templo religioso, em 1957, foi produzida pelo artista Antônio Ribeiro Neto, à época com 29 anos, após seis meses dedicados a confeccionar aquele trabalho que seria diário para compor o cenário interno da igreja. A iniciativa do artista Antônio Ribeiro Neto, falecido em 2020, ganhou o reconhecimento e a admiração tanto da população ubajarense como de pessoas que visitavam aquele município e aproveitavam a oportunidade para conhecer a Igreja Matriz. Tornou-se um cidadão respeitado e querido na região, o que levou a Câmara Municipal de Ubajara, em reconhecimento ao seu empenho em procurar sempre desempenhar João ações para a comunidade, a aprovar a outorga do título de Cidadão Ubajarense Agora, a família Ribeiro foi surpreendida com a decisão unilateral do novo pároco da cidade de mandar fazer uma pintura sobre a obra deixada há 67 anos por um cidadão simples, nascido em Crateús, mas que fez do título recebido dos vereadores representantes do povo ubajarense um motivo para procurar sempre fazer o bem aquela comunidade.

Surpresa
Além de não ter sido consultada na tomada da decisão parte do novo pároco, a família Ribeiro não recebeu qualquer explicação para justificar os motivos que levaram a igreja, através do seu dirigente, mandar apagar uma imagem que, ao contrário do que foi feito deveria ser preservada em nome do patrimônio histórico da cidade.

Na justiça
Destaque-se que, o assunto agora tramita na Justiça numa ação coletiva na qual a juíza, numa decisão preliminar, determinou a imediata suspensão dos trabalhos de remoção da pintura. Há ainda duas iniciativas de abaixo assinado para ouviria população via Internet. Una lançada por amigos da família Ribeiro e a outra proposta pelo padre envolvido na questão.

Perfil do artista
Em vida, Antônio Ribeiro Neto foi servidor do IBGE, tendo se aposentado no cargo de Analista Especializado. Presidiu no período de 1983 a 1985 a Associação Cearense de Jornalistas do Interior-ACEJI, que continua congregando profissionais com atuação na imprensa em todo o Ceará e a Associação dos Aposentados do IBGE, em 1995. Ribeiro Neto foi casado durante 63 anos com a senhora Antônia Lenita, com quem teve dez filhos.

Acadêmico
Além da pintura, Antônio Ribeiro Neto gostava de literatura, tanto para ler como para escrever. Das várias publicações, lançou em 2003 o livro “IBGE – Uma Escola de Civismo – Fatos e Personagens”. Era membro titular da Academia de Letras e Artes do Ceará- ALACE, onde ocupação a cadeira número 13. O mencionado Antônio Ribeiro Neto era um grande amigo deste repórter que, agora, ao lado da população de Ubajara aguarda com rapidez a decisão definitiva da Justiça a respeito do grande feito daquele que era um reconhecido cidadão do bem, além de católico praticante.

Fomos colegas
É profundamente gratificante para o repórter, lembrar a quem interessar possa que meu xará “Antônio” Ribeiro Neto foi um dos meus colegas de direção na Associação Cearense de Jornalistas do Interior-ACEJI, quando inclusive fizemos várias reuniões com profissionais de imprensa e lideranças comunitárias em muitos municípios e regiões do Estado.

FAEC em Barbalha
Para fortalecer ações na região do Cariri, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) anuncia que vai abrir um escritório regional no município de Barbalha. De acordo com o presidente da Faec, Amílcar Silveira, a iniciativa busca aumentar a participação da entidade no Cariri, descentralizando as ações do Sistema Faec/Senar/Sinrural e facilitando o acesso dos produtores rurais. Conforme o presidente Amílcar, “o escritório do Cariri pode ser um bom exemplo a ser seguido por outras regiões”.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img