25.1 C
Fortaleza

Atitudes que não ajudam

Quando governava as Minas Gerais, o médico Juscelino Kubitscheck era dono de muitas boas tiradas sobre política, entre elas “o pior crítico é aquele cujas intervenções nem servem de sugestão para o governo criticado”. Daí, a facilidade com que ele chegava a atrair adversários renitentes. Quem tem acompanhado a atuação da maioria dos deputados que formam a oposição na ALECE, já sentiu a dificuldade que esses parlamentares demonstram no sentido de oferecer alguma sugestão proveitosa para utilização do Governo do Estado. Por conta disso, segundo destaca o deputado De Assis Diniz (PT) afirma que a insistência como os parlamentares adversários do governador Elmano jogam farpas contra a questão da Segurança Pública, de modo a tornar o tema apenas uma “bolha” a ser explorada, à falta de outras motivações. Para os deputados situacionistas, nada existe que possa vir a tornar proibitivas as críticas a quem governa. O problema é que, em muitos dos casos, as críticas desferidas não passam de ataques vazios, geralmente orientados pelo alto comando de determinados partidos, como arma para atingir também o Governo Federal, dentro dos princípios que regem a doutrina deletéria do bolsonarismo, de um direitismo prejudicial a toda uma população que só deseja a paz social, e uma Nação governada dentro das regras de uma governabilidade sadia. Atuar para prejudicar, e não para colaborar com governo que quer acertar, é agir na contramão da Democracia. E não foi para isso que eleitores de boa vontade votaram.

Aniversário e concentração. No dia de hoje, 03/06, é data aniversária do senador e Ministro Camilo Santana, que festeja 55 anos de idade. Como escolheu como local para receber os amigos, parentes e aliados a sua cidade Natal, Barbalha, esta deverá registrar nesta data a maior concentração de políticos, não só do Cariri, mas, de todo o Estado do Ceará, tendo em vista a sua atual condição de político de maior prestígio, e personagem mais respeitada do Ceará e do Nordeste.

Castigo sem retorno. Numa demonstração de que antes mesmo do pleito de outubro muitos donos de mandato poderão perdê-los, o TSE permanece em plena atividade, no sentido de cassar mandatos de pessoas flagradas em fraudes eleitorais, ou em desvios comprovados de recursos públicos. No Ceará, de repente é o deputado Jeová Mota (PDT) que tem seu mandato e direitos políticos cassados, e através de uma sentença da 22ª Vara Federal de Crateús, e que não admite contestação da parte do atingido.
Mais FUNASA. A propósito da cassação do mandato e direitos políticos do deputado Jeová Mota, um dos detalhes de que se tem conhecimento, é que uma das causas dessa dura punição teve a ver com recurso da FUNASA, entidade alvo de tantas trapalhadas. Tendo em vista que a sentença contra Jeová é incontestada, o PDT já deverá convocar o primeiro suplente, Bruno Pedrosa.
Jogada certa. Segundo adianta o senador Cid Gomes, a candidatura à reeleição do prefeito de Maranguape, Átila, é reconhecida como uma das maiores apostas do PSB, que liderará ampla aliança governista. Com apoio do governador Elmano, do ministro Camilo e do presidente Lula da Silva, a candidatura do maranguapense é para se apostarem todas as fichas.
Sem ôba-ôba. Sem nenhum alarde, o deputado Evandro Leitão, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, com silêncio e discrição, tem promovido inúmeras reuniões com lideranças em suas comunidades, e acompanhado de deputados federais e estaduais, vereadores e fortes lideranças da periferia. Por enquanto, segundo ele, o programa se limita mais a ouvir.
Sem rejeitar crenças. Depois de uma recente visita a um templo evangélico acompanhado de sua esposa, Cristiane Leitão, ambos católicos praticantes, o deputado Evandro, em seus contatos de pré-campanha, já deixa claro que um de seus objetivos é o de ter, ao seu lado e unidos politicamente os evangélicos da capital. Há a certeza de que os pentecostais da IURD estarão com ele.
Mapa brega. Segundo membros da Procuradoria Geral do Estado, um mapa entregue pelos piauienses como “arma” para tomar do Ceará valiosos espaços territoriais, é documento antigo demais, que nada prova contra o Estado do Ceará, sendo o referido documento, ao contrário, termina confirmando que a referida área questionada sempre pertenceu ao Estado do Ceará.
“Rasteira” em Chiquinho. Experto político do ex-senador Chiquinho Feitosa, “chefão” regional do Republicano, “dormiu no ponto”, e “sobrando” em sua terra, Tauá, onde era tido como certo que ele teria a vice da prefeita Patrícia. Mas, furtivamente, o PSD dela fechou foi com o PT, que terá o vice. Agora, Chiquinho “corre atrás” do vice de Evandro, em Fortaleza. Que pelo visto, será do PSB.
Zelo pelo Ceará. Segundo petistas bem informados, o presidente Lula, na batalha para não perder espaços no Ceará deverá comparecer pela vez a esse estado, sendo que um de seus objetivos estratégicos estaria voltado para a constituição de poderoso reduto petista tendo como centro a área do CRAJUBAR. Nesse caso, e contando com esse reduto, a partido teria consigo o Cariri.

“Quem nunca governou um município, um Estado ou um país, não deve ter moral para criticar quem enfrenta esse desafio”. Deputado Guilherme Sampaio, do PT.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img