26.1 C
Fortaleza

Estudantes protagonizam espetáculo teatral na capital e no interior do estado

Em colaboração com estudantes cearenses da rede pública, a Cia Teatral Acontece estreia dois novos espetáculos. “Portas e Trajetórias” e “Conduta” entram em cartaz a partir desta segunda-feira (17), ambos protagonizados por alunos de São Gonçalo do Amarante. As apresentações são resultado do Curso de Iniciação Teatral Acontece – CITA, promovido pela companhia há mais de 20 anos, e ocorrem em Siupé, Pecém, Serrote, Croatá e Fortaleza. O projeto foi desenvolvido através do II Edital Escolas da Cultura, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult/CE.

O professor e coordenador da Cia Acontece, Felício da Silva, explica como o curso é desenvolvido junto aos alunos. “A construção das histórias apresentadas é feita em parceria com os estudantes, buscando inclusive aproveitar ao máximo os talentos e habilidades de cada um deles. O contato com teatro muitas vezes é zero, mas a ideia é tentar mostrar que essa é uma linguagem primitiva que precede todas as formas cênicas contemporâneas mais conhecidas”.

O estudante Pedro, de Serrote, já classifica a experiência como inesquecível. “O teatro foi e está sendo muito importante pra mim. Além de melhorar minha capacidade de aprendizagem, conheci movimentos culturais novos e pessoas que me fizeram bem. Nesse momento de reta final, o que fica é só a gratidão e parceria. Esses momentos estarão para sempre em minha memória”

Já para a jovem Juliana, de Siupé, o primeiro contato com o teatro transformou a forma de ver o mundo. “O curso teatral com certeza foi uma das melhores experiências que já vivi, aprendi a me soltar, ser menos tímida, entrar em ação em muitas coisas dentro e fora do teatro. É a primeira vez que estou vivendo isso e foi uma experiência encantadora para mim, vou guardar os ensinamentos que o teatro me deixou”

Durante a apresentação final, em Fortaleza, ocorre ainda o lançamento do livro “Fazendo História no Ceará – Curso de Iniciação Teatral Acontece e Outras Formações”, escrito pelo idealizador da Cia Teatral Acontece, Almeida Jr. A publicação resgata a história do teatro no Ceará através do curso de iniciação promovido pela Cia há 22 anos. “Nossos alunos e ex-alunos são protagonistas dessa história contando junto comigo as vivências experimentadas por eles nesses anos com depoimentos ricos e emocionantes”, conta o autor.

Espetáculo “Portas e Trajetórias”
Baseando-se na narrativa de uma turma de descendência rural que tenta encenar como seriam suas conquistas de trabalho na metrópole, os alunos expõem a completa miséria de uma existência governada por uma sequência monótona e constante. É perceptível suas desventuras, representando como seriam as vidas no trabalho, cuja convivência é afetada pelas jornadas em horários distintos, onde portas se abrem e fecham diante de seus sonhos.

Espetáculo “Conduta”
Alunos saem da sala de aula para enfrentar o desafio de apresentar um trabalho cênico criado junto à Cia de Teatro que surge com a proposta de circular nas cidades vizinhas e na capital. O resultado que está por vir é a culminância de um esforço individual e coletivo superando dificuldades estruturais, físicas e psicológicas.

Sobre a Cia Teatral Acontece
Fundada há 22 anos pelo artista Almeida Jr, o espaço surgiu a partir da inquietação de um menino tímido, na época contador, que mal conseguia finalizar uma cena nos primeiros cursos de teatro que fez. O amor pela arte falou mais alto e Almeida Jr. não só aprendeu como sentiu a necessidade de passar adiante o conhecimento. Atualmente a Cia Teatral Acontece realiza cursos em todo o Estado, e já possui três livros publicados: “Fazendo História no Ceará-Curso de Iniciação Teatral Acontece”, primeira edição publicada em 2017; “Princesas Empoeiradas no Mundo Real”, realizado em 2023; e ”Fazendo História no Ceará-Curso de Iniciação Teatral Acontece e outras Formações”, publicado este ano.

SERVIÇO
Espetáculos “Portas e Trajetórias” e “Conduta”
Agenda de apresentações:

17 de junho de 2024 em Croatá – EEF Porfirio de Araujo – às 15h30
18 de junho de 2024 no Pecém – EEF Euclides Pereira Gomes – às 15h30
19 de junho de 2024 em Siupé – EEF Dona Filomena Martins – às 15h30
20 de junho de 2024 em Serrote – EEF Ester de Pontes Barroso – às 15h30
21 de junho de 2024 em Fortaleza, no Teatro Dragão do Mar, às 18h

Entrada Gratuita

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img