26.1 C
Fortaleza

Merenda escolar em Baturité

Mais de 14 mil refeições diárias são distribuídas na merenda escolar de Baturité. Mais de 5 mil alunos de Baturité estão sendo beneficiados diariamente com a merenda escolar elaborada por nutricionistas. Além da qualidade na elaboração dos cardápios, são definidas estratégias para minimizar diariamente o desperdício de alimentos. De acordo com a nutricionista Edina Duarte, a equipe também é formada por gastrônomos, controlador de sistema, coordenadora de logística, e servidores que trabalham no apoio. Diariamente, são oferecidas mais de 14 mil refeições, abrangendo desde crianças de três anos até adolescentes de 15 anos matriculados no Ensino Fundamental. O município também atende mais de 400 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A maioria recebe três refeições por dia: lanche matutino, almoço e lanche vespertino.

Elaboração dos cardápios
Os cardápios são elaborados com base nas diretrizes fornecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que estipula a quantidade de calorias e nutrientes adequados para cada faixa etária. “A equipe enfrenta o desafio diário de garantir que os cardápios sejam balanceados e bem recebidos pelos alunos”, ressalta Edna Duarte.

Desafios na distribuição
Um dos principais desafios enfrentados é a logística de entrega e a confecção das refeições. Inicialmente, os alimentos eram entregues em pratos feitos, o que resultou em alto desperdício. Com o tempo, a equipe implementou um sistema de self-service, permitindo que os alunos escolham as quantidades que desejam consumir. Uma mudança que reduziu significativamente o desperdício e atendeu melhor às necessidades individuais dos alunos.

Agradecimento
A nutricionista Edina Duarte faz questão de agradecer a toda a equipe envolvida na merenda escolar, destacando o trabalho árduo e a dedicação das merendeiras e dos funcionários de apoio. “Sem elas, nós não faríamos nada. Elas são as guerreiras da vez”, afirmou, ressaltando a importância de cada membro da equipe para o sucesso do programa de alimentação escolar.

Desafios futuros
Com a implementação do tempo integral em algumas escolas, a equipe de merenda escolar de Baturité continua a se adaptar e inovar para atender às necessidades crescentes. A elaboração dos cardápios e a logística de entrega permanecem como áreas de foco, com a equipe constantemente buscando a melhor forma de melhorar e garantir que todas as crianças recebam refeições nutritivas e saborosas.

Disputa em Maranguape
O prefeito Átila Câmara (PSB), candidato a reeleição, sem qualquer dúvida, vai encontrar muitas dificuldades para uma provável reeleição que se apresentava fácil, no município de Maranguape. É que a oposição está bastante motivada e acaba, inclusive, de anunciar o deputado Lucílvio Girão (PSD), como postulante ao cargo.

Grande apoiamento
É que o deputado Lucílvio Girão já ganhou como companheira de chapa a atual presidente do MDB local, Andréia Nunes, muito conceituada no município. Ao que se informa também, o União Brasil (UB) do prefeito Roberto Pessoa, de Maracanaú, subirá ao palanque em apoio ao deputado Lucílvio, levando igualmente outras lideranças para participar da campanha, que está só começando. Estamos atentos.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img