25.1 C
Fortaleza

É nós ou eles

Ontem, 03, em solenidade realizada no Centro Integrado de Segurança Pública, o governador Elmano de Freitas, sem esconder do rosto a preocupação com o estado de insegurança a que chegou o Estado do Ceará, empossou oficialmente o Delegado Federal Roberto Sá, para comandar a SSPDS. Ponto importante do evento, além das primeiras declarações do novo Secretário, foi a revelação feita por Elmano, perante uma plateia de pessoas ligadas à Lei, à Segurança e a Polícia, no sentido da constituição de um Comitê Estratégico Contra a Criminalidade. Diante da seriedade do desafio com que se depara o governador Elmano, o referido Comitê deverá se constituir em numa autêntica frente ampla de uma sociedade que se acha cada vez menos segura e mais ameaçada facções que desafiam as autoridades da capital e do Estado. Conforme destacou o governador chegou o momento em que devem se unir num bloco compacto a SSPDS, MPE e da União, Polícia Militar e Polícia Civil, Polícia Federal, Guardas Municipais e PRE, como saída capaz de responder à altura, e com força o repto que vem sendo lançado pelos inimigos da sociedade e da Lei, como desafio aos que cuidam da defesa e da paz de uma sociedade. Em tempos passados, cidades como Mossoró (RN) tiveram que armar seus cidadãos para reprimir ataques de cangaceiros. Hoje, já temos policiais e até Segurança Nacional em quantidade capaz de eliminar as maltas de malfeitores. Contudo, será através do Comitê Estratégico de Emano, que isso será possível.

Riqueza ameaçada. A bancada federal do Ceará, assim como dos demais Estados do Nordeste fazem sério apelo ao Ministério da Agricultura, no sentido de uma urgentíssima proibição da importação de camarões, produto de que o Brasil é o maior produtor mundial.
O problema alegado pelos parlamentares é a ameaça de transmissão de doenças fatais aos camarões brasileiros, causando prejuízos irreparáveis.

País sem saída. Durante longa entrevista à TV, Ciro Gomes começou a “abrir o pacote” de revelações relacionadas com a sucessão federal a estadual. No caso da eleição para a presidência da República, ele afirma que os brasileiros se acharam numa situação tão ruim, que ao escolherem Lula o país foi devolvido a quem, como o seu antecessor termina sem nenhum projeto para o Brasil.
Sem novidade. Os deputados e vereadores da direita bolsonarista do PL permanecem ativos na armação de “arapucas” políticas, destinadas a sabotar a pré-candidatura do Capitão Wagner. Este, e seus aliados, por sua vez, têm evitado os direitistas radicais, mitos deles já infiltrados nas hostes do wagnerismo, que o pessoal do PL vê como uma ameaça maior aos seus princípios.
Outro alvo. Enquanto vai se desviando de críticas, o prefeito Sarto Nogueira vem mirando outros alvos, ou seja, a contínua entrega de obras, entre as quais, novas e modernas escolas. A mais recente foi a Escola Municipal Dona Yolanda Queiroz, no bairro Alto da Balança. Ele diz não se achar com tempo disponível para discussões a respeito de pesquisas eleitorais.
Guerra ao crime. Sobre a sua presença na SSPDS, o novo titular Roberto Sá, destaca que a criminalidade precisa acontecer “a qualquer custo”, diante de uma realidade com a qual a sociedade não pode mais conviver. Como ele tem cara branca do governador Elmano para formar a sua equipe, ele poderá dispor de grandes policiais que não vêm sendo utilizados.
Poderes unidos. A presença de representantes dos três poderes da República na posse da ministra Carmen Lúcia na presidência do TSE, segundo a imprensa do DF e do Sudeste é sinal positivo de que ela deverá ter o apoio de todos eles, o que será importante diante dos problemas que ela terá que superar numa das eleições municipais mais complicadas da História Política do país.
Grande atuação do TJCE. O próximo dia 12 está programado para a presença em Fortaleza, de representação do Conselho Nacional de Justiça, para uma inspeção no Tribunal de Justiça do Ceará. Sabe-se, antecipadamente, que o nosso TJCE, sob a presidência do desembargador Abelardo Benevides, vem se destacando como um dos quatro melhores e de maior e mais produtividade.
Mais proteção. Hoje, 04, o governador Elmano de Freitas dá novo passo adiante no que diz à criação de projetos de defesa da mulher. Será feito o lançamento do Projeto Conta Moradia. O objetivo principal deverá ser a oferta de moradias cidadãs para mulheres vitimadas ou ameaçadas de violência doméstica. O mesmo benefício será ofertado para mãe que sustentam a família
Jeová na defesa. Em NOTA ao público, o deputado Jeová Mota (PDT), que teve noticiada a cassação do seu mandato e de seus direitos esclarece que interpõe a sua defesa diante do Conselho Nacional de Justiça, alegando que a sentença contra ele não lhe deu chances de defesa sendo que, por conta desses detalhes o processo dessa cassação não terá característica de indefensabilidade.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img