26.1 C
Fortaleza

Freio oportuno

A reunião do governador Elmano com o seu Secretariado, incluindo aqueles nomeados recentemente, pode ter sido a mais importante da atual administração estadual, mas, não por causa de grandes projetos a serem lançados para o desenvolvimento do Estado. Na verdade, pelo que se soube a respeito daquele evento, o gestor estadual estava mesmo ansioso era para passar, educada, mas, sinceramente uma espécie de pito, tendo em vista a lentidão como determinados projetos e deliberações do Palácio da Abolição têm sido postos em prática sem os resultados desejados. Quem observa a meia distância essa situação sabe que uma gestão estadual sem um secretariado capaz de trabalhar como uma máquina bem azeitada, corre pelo menos dois riscos, sendo o primeiro oferecer armas para uma oposição sedenta de farpas a serem jogadas no Governo, e segundo, uma produção medíocre de obras e projetos capazes de fazer andar a gestão. Entre profissionais da imprensa circulam comentários de que Elmano, em vez de uma atitude marcada pela maciez, preferiu aplicar o que se chama de “freio de arrumação”, quando a carga não está bem acomodada. E isso, sem falar na recomendação de que secretários e outros do primeiro escalão mais do que nunca façam suas pastas andarem, e com menos “shows” vazios nas redes sociais.

Basta nos agrotóxicos. Não deve passar desta semana a discussão para valer, no Senado Federal, em relação às complicações que têm ocorrido na Câmara Alta, por conta do uso de agrotóxicos, assim como dos interesses naquela Casa, pela isenção de impostos desses produtos, o que seria, segundo economistas e cientistas, um desastre.

Dúvidas do Paço. Em relação à sucessão em Fortaleza, dois aspectos vêm sendo registrados pelos observadores. Primeiro, o PDT não deu nenhum sinal ao prefeito Sarto, ao mesmo tempo em que o vice-prefeito Élcio dá todos os sinais de que pretende continuar vice-prefeito, principalmente se tiver as bênçãos de Tasso.
Não conhece a peça. No âmbito do grupo político liderado pelo Capitão Wagner, um determinado número deles continua crendo que o Capitão conseguirá “dobrar” o renitente André Fernandes. Este, entretanto, só desistiria da candidatura à PMF, se fosse através de uma ordem tácita, do seu ídolo, Bolsonaro.
Moda Popular. Em solenidade no Central Fashion, o governador Elmano de Freitas determinou que sejam ampliadas, ou multiplicadas, as atividades da Moda Popular, em que o Estado do Ceará tem sido de grande destaque, principalmente para empreendedores do setor. O alvo é aumentar o volume de negócios com todos os estados do Norte e Nordeste.
O tsunami da I.A.. A ação da Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma onda, para se transformar num “tsunami” sem retorno, e não há nada a fazer do que aderir a esse avanço. A advertência foi do cientista Walter Wong, que superlotou auditórios em Fortaleza e em Sobral, sobre essa conquista irreversível.
O remédio é estudar. Para Wang, alguns empregos poderão se tornar superados, mas serão recuperados em níveis diferentes por quem perdeu. Entretanto, uma das advertências mais graves é feita para os jovens estudantes de hoje, cuja extensão vocabular não existe, o que exige muito estudo, para não “apanhar” da I.A.
Crédito para o campo. Continua crescendo o campo de ajuda ao produtor rural pobre. A mais recente vitória para eles foi a aprovação, pela Comissão de Finanças e Tributação, do projeto que permite aos institutos de crédito, abrirem o financiamento para todos os agricultores pobres. O relator da matéria foi o deputado cearense Luiz Gastão.
Projeto vitorioso. A Prefeitura de Fortaleza enviou para a Inglaterra o primeiro grupo de jovens estudantes do Programa Fortaleza Bilíngue, e que participam da programação de intercâmbios internacionais, o grupo tem todas as suas despesas pagas pela Prefeitura, incluindo hospedagem, deslocamentos e alimentação.
Elogios de Dino. Participante e palestrante do 1º Fórum Municipal de Segurança Pública de Fortaleza, o ministro Flávio Dino, do STF, teceu elogios ao aperfeiçoamento e ampliação da Guarda Municipal pelo prefeito Sarto. Para ele, essas GMs, uma vez modernizadas, e com seus membros educados representam poderoso reforço contra a criminalidade.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img