26.1 C
Fortaleza

Apoios ao crime

Se a discussão sobre a regularização do uso da Internet não mudar de rumo, ninguém impedirá que o Brasil venha a ter, em outubro, a eleição mais perturbada de sua História desde que aqui foi implantada a República. É o ponto de vista do ministro Luís Roberto Barroso, depois que o Poder Legislativo derrubou veto do presidente Lula ao projeto do ex-presidente Bolsonaro sobre o referido tema. Agora, que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira constituiu um Grupo de Trabalho para analisar as regras a serem cumpridas em relação ao uso das redes sociais, principalmente no caso da política, já se pode imaginar que resultados gerará aquele GT, quando se sabe que, dos 20 membros que o compõem 14 deles, explicitamente bolsonaristas, já se manifestaram contra a criminalização dessa prática condenável. Comentando sobre mais essa grave polêmica que poderá trazer novos desencontros entre os poderes constituídos, já que se espera uma reação rigorosa do STF, o jornalista Fernando Mitre, da Band News, mesmo sendo contra esses confrontos, admite que só Corte Magna da Justiça poderá impedir que as “fake News” possam até inviabilizar o pleito, sabendo-se da ameaça que elas representam. Será quando veremos quem vence, entre no confronto entre a legalidade e a fraude.

Decepção na Meca. Foi decepcionante para o mundo político do município de Juazeiro do Norte, aquela cidade, por conta da falta de uma quantidade ínfima de votos (770) deixar de ter, em outubro uma eleição em dois turnos, e isso, a despeito de todo o empenho a Justiça Eleitoral nesse sentido. Em tempos d’antanho, quando Chico Monte mandava em Sobral e Zona Norte, para conseguir esses 770 votos, bastaria ir buscá-los em outros locais.

Eventos importantes. Fortaleza será sede, no Centro de Eventos, durante mais de dois meses, de quatro encontros internacionais promovidos pelos países do G-20, que representam 65% da população e 85% da Economia Mundial. Entre os destaque do grande evento, um amplo debate abordando “A Arquitetura das Finanças Internacionais”.
Destaque para Camilo. Por estar situada entre os temas principais dos encontros do G-20, a Educação será um dos mais destacados. Sob a alegação de a Educação é o esteio do mundo, esta terá tratamento especial, devendo os debates serem travados entre sumidades mundiais. Esses debates deverão ter a coordenação do ministro Camilo Santana.
Recuperação da ENEL. Pelo visto, a “prensa” dada na ENEL, pelo Ministério Público Paulista e do Ceará terminou levando aquela empresa a se desdobrar para uma recuperação, mesmo depois de ter beirado o abismo nesses dois Estados. Agora está sendo visto como heroica a maneira como ela energizou todas as cidades, prédios e lares devastados pelas inundações.
Projeto elogiável. A Prefeitura de Fortaleza iniciou a entrega de modernas máquinas de costura para mulheres selecionadas pela sua habilidade e necessidade. Trata-se do Projeto Costurando o Futuro, que fará de cada uma dessas mulheres costureiras mais uma empreendedora com capacitação para se tornar profissional com capacidade gerencial.
Carta-branca para Sá. O titular da SSPDS, Roberto Sá, recebeu do governador Elmano carta-branca para meter na prisão todos os bandidos que desafiarem as autoridades e a população do Ceará. Como prova de que o Governo quer ação, o titular da Secretaria de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, já disponibiliza 1.000 vagas.
Perturbando a paz. Enquanto autoridades da Justiça Eleitoral e Ministério Público advertem sobre a necessidade da para no interior, aumentam as queixas levadas à ALECE por lideranças interioranas, no sentido de crescem provocações e agressões de políticos bolsonaristas a aliados do Governo, como PT, PSB, Republicano, PSD e outros.
União de nordestinos. Na visão do senador Cid Gomes (PSB) existe, mais do que nunca verdadeira necessidade de união de todas as bancadas federais governistas, tendo em vista a fúria como os bolsonaristas se preparam suas estratégias visando minar a maioria que os aliado de Lula conseguiram conquistar em todos os Estados do Nordeste.
Efeito surpresa. De repente, o alto comando do PT nacional promoveu grande surpresa política, que poderá selar a reeleição do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e ajudar o candidato Catanho, de Caucaia, além de fortalecer a candidatura de Sarto, e de Fernando Santana, de Juazeiro do Norte. O PT quer ganhar como titular e como vice.

“Certos partidos são como buraco de tatu; quem se mete neles, corre o risco de agarrar uma cascavel”.
Ex-deputado Antonio dos Santos.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img