27.1 C
Fortaleza

Um projeto justo e humano

A batalha que vem sendo travada ao longo dos anos em defesa da mulher contra a misoginia, o sadismo e o instinto malvado de muitos homens, vem ampliando-se graças à ação de mulheres intelectuais auxiliadas por políticos de atuação marcada pelo espírito humanista com que vislumbram os problemas enfrentados pelo sexo feminino, há muitas motivações a começar pelo vergonhoso complexo de superioridade sexual agravado pelo despeito em relação à igualdade de trabalho, assim como da equiparação intelectual, quando mais se revelam o talento e a amplitude cultural de mulheres que, por sinal, são maioria na maior parte das populações do planeta. Por conta disso, vale aplausos o oportuno Projeto de Lei apresentado na ALECE pelo deputado Romeu Aldigueri (PDT) em que ele propõe não apenas a defesa oportuna das mulheres, mas, também uma ampla estratégia envolvendo todas as camadas da sociedade para que elas sejam tratadas como merecem, e possam conquistar sem barreiras as batalhas que enfrentam. Mulher, não existe apenas para ser defendida pela polícia e pela Justiça, mas, para ocupar, em pé de igualdade, todas as posições oferecidas ao gênero masculino na sociedade. Com isso, teremos uma sociedade justa e pacífica.

ALECE na Ibiapaba I. Lideranças políticas e sociais dos oito municípios da Serra da Ibiapaba e mais os municípios de Ipu, Graça Mocambo, Pacujá e Frecheirinha, que integram a região fronteiriça com o Piauí, estão querendo sensibilizar o presidente da Assembleia Legislativa para olhar para aquele lado do Ceará com o mesmo respeito que tem destinado a outras regiões do estado, priorizando sua urgência no calendário de encontros regionais.
ALECE na Ibiapaba II. Não foram citados nomes, mas essa reivindicação tem endereço certo no Senado Federal e no secretariado do governador onde a senadora Augusta Brito responde presenças. É estranho os ibiapabanos não fazerem parte de um programa em que o Legislativo estende a sua atuação para assistir uma população que vem sendo esquecida pelos representantes do povo, quando ali residem e trabalham cerca de 600 mil cearenses marginalizados das Sessões Itinerantes. Há muito que discutir para ser cobrado ao Governo do Estado naquela área.
Interesse regional. Para o deputado Fernando Hugo, se o presidente da ALECE, Evandro Leitão atender uma possível demanda dos ibiapabanos por uma Sessão Itinerante naquela região, será a mais importante ocasião para que todos os deputados possam discutir as ameaças de perdas do Planalto da Ibiapaba e de vários municípios por conta do litígio com o Piauí.
FIEC em ação. O Ceará terá lugar de destaque no mais importante encontro de energias renováveis, a ser realizado em Munique – Alemanha e na Áustria. A presença cearense tem a participação do Centro Internacional de Negócios da FIEC, numa iniciativa do presidente Ricardo Cavalcante. O nosso estado tem participado sempre desses eventos graças a eficiente colaboração da FIEC e seu presidente.
Prazo fatal. Presidente e tesoureiros de partidos políticos têm até o próximo domingo, dia 30, para prestação de contas assegurando transparência às suas atividades. Segundo o TSE, o pente será finíssimo em relação a contas que registrarem fraudes. Haverá punições, multas e, se for o caso, até suspensão de partidos, em níveis federal, estadual e municipal.
Reforma Tributária. Por iniciativa dos deputados Luiz Gastão, Moses Rodrigues e Mauro Filho será realizada em Fortaleza com a participação de técnicos ministeriais, audiência pública para aprofundamento nas minúcias da Reforma Tributária. Esse avento tem sido cobrado há tempos pelo deputado e economista Mauro Filho, que domina o assunto.
Destaque no PIB. Na visão do titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, deputado Salmito Filho (PDT), a publicação de dados sobre o aumento do PIB nacional deixa sem chão quem critica a nossa economia no governo Elmano. Isso, tendo em vista que o Ceará teve um aumento do PIB de 5,52%, o mais alto entre os estados, enquanto o do país foi de 2,52.
Pagando o pato. O sobralense Lúcio Ferreira Gomes, custou, mas, terminou “pagando o pato” por conta do “salseiro” feito pelo mano Ciro no PDT. Sem que ele tenha tomado posição na questão, o Governo do Estado suspendeu a licença que ele tinha da UVA para assumir o cargo federal da Companhia de Docas do Ceará. Ou seja, vai sair da praia e voltar às aulas.

O Ceará já deu ao Piauí uma vasta e rica região por obra e graças do imperador Pedro II, último monarca do Brasil. Não é justa a insistência dos nossos vizinhos para tomar parte da Ibiapaba. Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img