27.8 C
Fortaleza

SOP diz que está atrás de verbas federais para Quixadá e que Azul sabia de lacunas

Pasta estadual informa que “está em tratativa a captação de recursos junto ao governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC)” para serviços do aeroporto da cidade

Por Kelly Hekally

Sede da SOP, em Fortaleza / Foto: Reprodução / Site SOP

Após o anúncio da Azul, nesta quinta-feira (4) de suspensão do início da operação da companhia no Aeroporto de Quixadá, a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) afirma que está em busca de recursos federais para as obras de revitalização do equipamento.

“A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) informa que está em tratativa a captação de recursos junto ao governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, para as obras de revitalização do Aeroporto Regional de Quixadá (SNQX)”, informa em nota a pasta estadual.

Na mesma nota, a SOP explica que o projeto para o qual busca aporte “prevê a ampliação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), restauração da Taxiway (TWY), do Pátio de Aeronaves, do Terminal de Passageiros e Serviços (TPS), cerca operacional, sistema de drenagem, balizamento noturno e acionamento de balizamento noturno” e diz que os investimentos são estimados em R$ 18 milhões.

A reportagem questionou à SOP quando a busca por recursos para as melhorias apontadas acima começou, mas até a publicação deste conteúdo não obteve retorno. O espaço segue aberto para posteriores manifestações.

Conforme noticiado em primeira mão pelo O Estado nesta quinta, a Azul, que previa iniciar voos no local no próximo dia 8, disse que o começo das atividades seria suspenso em razão da “falta de adequações necessárias na infraestrutura do aeroporto exigidas pela companhia, deixando de oferecer condições técnicas para voos, afetando os altos padrões de segurança adotados pela Azul em todas as suas operações”.

Entenda
Azul diz que falta infraestrutura e suspende começo de operação no Aeroporto de Quixadá

SOP DIZ QUE COMUNICOU À AZUL
Na mesma nota, a SOP argumenta que “a companhia foi informada das intervenções necessárias para melhoria das operações e das providências que estavam sendo tomadas”.

A pasta disse também que “a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), órgão que gerencia os dez aeroportos regionais do Ceará, chegou a realizar serviços de pintura do terminal de passageiros, aquisição de mobiliário, instalação de sistema de videomonitoramento (segurança), entre outras melhorias, com o intuito de receber os novos voos”.

Procurada, a Azul afirmou ao O Estado que não se manifestaria diante da nota da SOP e reiterou texto enviado nesta quinta. Leia abaixo:

“A Azul, a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e destinos atendidos, anuncia a suspensão de suas operações em Quixadá (CE), que estavam previstas para iniciar na próxima segunda-feira (8). O motivo é a falta de adequações necessárias na infraestrutura do aeroporto exigidas pela companhia, deixando de oferecer condições técnicas para voos, afetando os altos padrões de segurança adotados pela Azul em todas as suas operações.

Mesmo diante da suspensão, a companhia reforça o seu interesse em iniciar as operações em Quixadá o mais breve possível, desde que as adequações já apontadas pela companhia sejam iniciadas e concluídas. Importante destacar que os Clientes afetados receberão
toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img