25.1 C
Fortaleza

MP envia à Justiça ação contra posto acusado de vender gasolina adulterada no Crato

Após averiguação, foi constatada presença de pelo menos 32% de Etanol Anidro na gasolina, sendo que patamar adequado é de 27%

Posto fica na região do Cariri / Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou com Ação Civil Pública (ACP) contra um posto de combustível por acusação de comercializar gasolina adulterada, violando as normas estabelecidas pelas Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A ação, de autoria da 6ª Promotoria de Justiça de Crato, se dá após a ANP autuar o referido posto por vender gasolina aditivada com teor de etanol anidro acima do permitido.

Conforme a investigação, foram colhidas amostras no local e encaminhadas para análise em laboratório da Universidade Federal do Ceará (UFC). Após averiguação do material, foi constatada a presença de pelo menos 32% de Etanol Anidro (EAC) na gasolina, sendo que o patamar adequado é de 27%.

Segundo os autos, o posto comercializou gasolina aditivada fora dos padrões de qualidade, “apropriando-se da diferença referente ao preço do combustível, já que o valor do etanol é inferior ao da gasolina”, afirma texto do MPCE.

“Dessa forma, na prática, a cada 100 litros de gasolina comercializada, o consumidor pagava 5 litros a mais de álcool do que o recomendado pela ANP. Tal prática também se configura como crime, visto que possui repercussão no mercado de consumo e viola o Código de Defesa do Consumidor”, acrescenta.

O MPCE também ingressou com pedido de dano moral coletivo que, se julgado procedente, será revertido para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ceará.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img