27.1 C
Fortaleza

Que problemas poderá enfrentar o novo governo?

Paris(França) 12 graus – Deixo a França ainda em processo de votação no segundo turno das eleições legislativas depois que o Presidente Macron dissolveu o parlamento com dois anos de antecedência e com seu partido em sofrível desempenho. Então as coisas caminharam céleres porque era uma hora apertada de tempo e de valores. Desde que Macron convocou as eleições, os mercados financeiros ficaram assustados – primeiro com a perspetiva de um governo extremista, depois com as políticas económicas da esquerda e da direita. No início deste mês, o prémio de risco que os investidores exigem para deter a dívida pública francesa atingiu o valor mais elevado desde 2022. A França tem um dos déficits mais elevados da zona euro e corre agora o risco de não cumprir as novas regras orçamentais da Comissão Europeia, que tinham sido suspensas para ajudar os países a recuperar da pandemia de Covid-19 e da crise energética. As despesas públicas francesas poderão em breve ser brutalmente limitadas por Bruxelas, apesar das promessas generosas da RN e da Nova Frente Popular. “O debate entre a esquerda e a direita não é sobre a consolidação fiscal, mas sim sobre o grau de expansão orçamental que querem implementar”, afirma Mujtaba Rahman, diretor-geral para a Europa da consultora de risco político Eurasia Group, à CNN. “Ninguém está a falar de austeridade”.

A esquerda não deixou a direita evoluir na França. Uma frente republicana impediu que a Reunião Nacional, grupo de extrema direita, vencesse a eleição legislativa na França. Partidos de esquerda, centro e ecologistas se uniram e conseguiram barrar a onda populista que ameaçava ficar em primeiro lugar e chegar ao poder pela primeira vez desde a ocupação nazista da França, na Segunda Guerra Mundial. Horas depois, a Place de la République, em Paris, estava tomada por militantes, ativistas e por parte da população francesa que comemoraram a derrota do movimento ultraconservador.

Briga na vizinhança
Embora Bardella tenha recentemente moderado alguns dos planos de despesa do RN, Rahman advertiu que poderá haver um “grande confronto” entre Bruxelas e um novo governo francês.
Outro tiro no pé
Embora estas restrições à despesa possam impedir que um novo governo de extrema-direita cumpra as suas promessas eleitorais, isso pode prejudicar Macron em vez de o ajudar.
Sangue nas mãos
“Penso que toda a gente vai acabar com as mãos sujas de sangue – não só a extrema-direita, mas provavelmente também Macron”.Qual poderá ser o resultado?
Dificuldades francesas
O sistema de votação a duas voltas torna as previsões difíceis. Se o RN chegasse ao segundo turno em muitos círculos eleitorais, as pessoas podem votar taticamente para manter o partido fora.
Fala a pesquisa
Mas a sua liderança nas pesquisas sugere que está no bom caminho para melhorar significativamente os 88 lugares que tinha no parlamento cessante – mesmo que fique aquém de uma maioria absoluta.
Só com maioria
O cenário mais provável é um parlamento em suspensão, com uma maioria relativa para o RN. Mas Bardella afirmou que o seu partido só formará governo se obtiver a maioria absoluta.
Nesse caso…
Macron poderá ter de procurar um primeiro-ministro de extrema-esquerda ou de outro tipo. A França poderá ter de optar por um governo “tecnocrático” – mas estes tendem a atiçar as chamas do populismo em vez de as extinguir.
Futuro em dúvidas
Seja qual for a composição da próxima Assembleia, é provável que os próximos três anos em França sejam marcados pela instabilidade, à medida que os partidos tentam manter as mãos limpas antes das eleições presidenciais – e potencialmente parlamentares – de 2027.
O governo
pode parar
“Uma possibilidade é que, em antecipação a essas eleições, todos os partidos no parlamento vejam razões para se bloquearem uns aos outros”, disse Arceneaux. “Se chegarmos a essa situação, vamos ter um governo paralisado, incapaz de fazer o que quer que seja”.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img