26.1 C
Fortaleza

Fortaleza amplia via SUS público-alvo de vacinação contra HPV

A imunização visa intensificar a proteção contra câncer de colo de útero; o Papilomavírus Humano é responsável por 71% dos casos da doença no país

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) está disponível em todos os postos de saúde da capital cearense/ Foto: Julia Prado/MS

A partir deste mês de julho, a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) será ampliada em Fortaleza, passando a contemplar pessoas de 15 a 45 anos que tomam a PrEP (profilaxia pré-exposição) para o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O imunizante já estava sendo ofertado através do Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos de idade.

Conforme as informações divulgadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para o novo público, o indicado é que sejam administradas três doses com intervalo de dois meses após a primeira, e de quatro meses após a segunda.

Aqueles que já contam com esquema completo de vacinação contra o HPV não precisam ser imunizados. Já os que estão com esquema incompleto precisam buscar os postos de saúde para completar as três doses.

A atualização do esquema vacinal também prevê aplicações para adolescentes de 15 a 19 anos que não tomaram nenhuma dose. Tal público-alvo deverá ser imunizado conforme o envio de doses por parte do Ministério da Saúde, que tem previsão de vacinação até o próximo mês de setembro. A SMS informou que, para alcançar tal grupo, será realizada busca ativa de forma multissetorial, contando com o apoio das escolas.


É válido ressaltar que, além das faixas etárias citadas, a vacina contra o HPV também é disponibilizada para cidadãos com condições clínicas especiais entre 9 e 45 anos, como aqueles que vivem com HIV/AIDS, que são transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, ou são pacientes oncológicos, bem como para mulheres vítimas de violência sexual.

Desde o último mês de abril, também fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR). Com a vacinação, as autoridades de saúde do Município visam intensificar a proteção contra o câncer de colo de útero e outras complicações que são associadas ao vírus.

De acordo com a SMS, o Papilomavírus Humano é responsável por 71% dos casos de câncer de colo de útero no Brasil, e este é o terceiro tipo mais comum da doença entre as mulheres. O HPV também está por trás de 90% dos casos de verrugas genitais.

“A vacinação contra o HPV também protege contra outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva, e ajuda a interromper a cadeia de transmissão ao vacinar o público masculino”, explica a pasta. Desde abril, está em vigor uma nova recomendação que substituiu a vacinação em duas doses, por uma de dose única, exceto para aqueles que tomam a PrEP, já que, nestes casos, a imunização ocorre em três aplicações.

Na capital cearense, os fortalezenses encontram o imunizante em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos fins de semana, as equipes também estarão atendendo nos postos Mattos Dourado, localizado no bairro Edson Queiroz, e Geraldo Madeira Sobrinho – PIO XII, no bairro São João do Tauape. Nestes dias, o horário de funcionamento das unidades é das 8h30 às 16h30.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img