27.8 C
Fortaleza

Gleisi projeta presença de Lula em Fortaleza para campanha de Evandro

O compromisso de trazer Lula à Fortaleza em apoio a Evandro também foi destacado pelo vice-presidente nacional do PT, o deputado federal pelo Ceará, José Guimarães

Por Igor Magalhães

Gleisi Hoffmann e José Guimarães participam de atos politicos em apoio aos pré-candidatos do PT / Imagem: Instagram

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, projeta trazer o presidente Lula (PT) para as campanhas eleitorais de petistas nas três maiores cidades do Ceará, consideradas estratégicas para o partido.

Gleisi esteve em Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte entre sexta-feira (12) e sábado (13) participando de atos políticos em apoio aos nomes de Evandro Leitão, Waldemir Catanho e Fernando Santana, que são os pré-candidatos do PT na disputa pelas prefeituras dessas cidades, respectivamente.

Na Capital, Gleisi garantiu “empenho total da direção nacional do PT” para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

“A direção nacional do PT vai estar junto com você, nossa militância vai estar junto com você e o presidente Lula vai estar junto com você. Eu vou daqui, junto com o Guimarães, para que o presidente venha para cá numa das primeiras saídas dele para a campanha eleitoral para te ajudar a ganhar a eleição”, disse Gleisi, dirigindo-se a Evandro, ao fim de ato político na noite de sexta-feira (12), realizado em um hotel no Meireles.

O compromisso de trazer Lula à Fortaleza em apoio a Evandro também foi destacado pelo vice-presidente nacional do PT, o deputado federal pelo Ceará, José Guimarães.“A primeira responsabilidade nossa – minha, da Gleisi e do Camilo – é trazer o Lula para sua campanha aqui em Fortaleza”.

Durante as outras agendas pelo Ceará, Gleisi declarou que vai articular com Guimarães a visita de Lula também à Caucaia e Juazeiro do Norte, reforçando que são cidades estratégicas.

Ainda na passagem pelo Ceará, Gleisi destacou diversas vezes que a Capital é prioridade para o PT na eleição municipal deste ano.

“Fortaleza se torna uma cidade muito importante para nós, se torna essencial. Eu diria que ganhar em Fortaleza é também ganhar no Brasil pelo tamanho que tem a cidade, pelo que ela representa na política e pelo histórico que tem. É uma cidade que tem rebeldia, tem posicionamento, tem visão crítica”, afirmou Gleisi e lembrou de governos do PT na cidade, o que a levou a comentar a ausência da deputada federal Luizianne Lins naquele evento.

“Uma cidade que foi governada por duas mulheres que são referência para nós: Maria Luíza Fontenele e Luizianne Lins. (…) Uma grande amiga e companheira que não está aqui com a gente hoje por estar em uma missão oficial da Câmara dos Deputados, mas nós temos referência de gestão aqui, das coisas que foram feitas nessa cidade”.

Luizianne saiu derrotada na disputa interna no PT que escolheu Evandro como o pré-candidato da sigla para disputar a prefeitura da Capital. A ex-prefeita de Fortaleza fez críticas a esse processo e até o momento não declarou apoio a Evandro.

Por outro lado, entrou na campanha de Waldemir Catanho em Caucaia. Questionada, Gleisi disse “ter certeza” da adesão de Luizianne à campanha de Evandro na Capital.

TOM DA CAMPANHA
No ato político com a presença de Gleisi Hoffmann, Evandro deu o tom do discurso que deve adotar na campanha eleitoral. Para um público formado por lideranças e pré-candidatos a vereador do PT e de siglas aliadas, o petista apresentou sua trajetória na política, relembrando a vez que foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará no governo de Cid Gomes (PSB).

“Inovei, criamos projetos e ações sobretudo na área da oportunização da juventude para que possa ter a condição de se capacitar e entrar no mercado de trabalho, além dos mais diversos segmentos com programas sociais. Agora, como deputado estadual, estou tendo a condição de trabalhar para podermos ajudar as pessoas, em especial aquelas que mais precisam”.

Evandro também falou do que considera os trunfos da sua candidatura. “Nós temos a oportunidade de termos um alinhamento com o governo federal e com o governo estadual”, disse, referindo-se ao apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT), além do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). “Essa é uma oportunidade ímpar, que nós não podemos deixar passar”.

O pré-candidato destacou também o amplo grupo de partidos que apoiam a sua pré-candidatura em Fortaleza, o mesmo grupo que dá suporte ao governo de Elmano de Freitas a nível estadual. Estavam presentes no momento, naquele ato, representantes de nove partidos: PT; PV; PCdoB; MDB; PSD; PSB; PP; Solidariedade e Republicanos. “Não tenho dúvida de que, com esse arco de aliança, juntamente com a população, vamos ganhar a eleição aqui em Fortaleza”.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img