26.1 C
Fortaleza

Envergonhando o parlamento

Fernando Mitre, um dos decanos e competente profissional do jornalismo político do Brasil, diz que embora estejam nos Regimentos Internos de cada Poder Constituído regras explícitas de como pelas devem se comportar os representantes na Câmara dos Deputados parece não ter regimento, e se os têm, estão sendo muito mal aplicados. De acordo com suas informações sobre o comportamento de deputados vêm ocorrendo cenas revoltantes protagonizadas por parlamentares que devem ter levado para ali as molecagens da juventude para quem o decoro parlamentar pode ser desprezado nas gavetas dos seus gabinetes. Num parlamento em que deveriam mostrar educação e respeito à Democracia e ao país, são registradas cenas de tavernas de beira e estrada de quinta categoria. Recentemente o presidente Arthur Lira pôs em pauta Projeto de Lei segundo o qual é dado à Mesa Diretora poderes para suspender por seis meses deputados que, segundo ele, quem não se comportar com um mínimo de decoro como requer a cidadania será severamente punido, cumprindo um dever de presidente do Poder Legislativo. Não adiantou. Todas as suas recomendações continuam correndo o risco de se repetir as mesmas cenas do antigo Palácio do Catete, quando deputados e senadores faziam do Congresso um templo de valentia onde até óbito ali se registrou. A sociedade evoluiu, mas o Parlamento Nacional está voltando aos velhos tempos em que o decoro perdeu o respeito da atualização social.

Guerrinha. Na Assembleia Legislativa a bancada oposicionista-bolsonarista continua atacando o governo de Elmano de Freitas, numa guerrinha para acabar com as votações em regime de urgência, alegando que tais matérias não são debatidas. Para os líderes do Governo as urgências têm sido todas para apressar a aprovação de matérias que beneficiam o povo. Mas é próprio da Oposição fazer o seu papel discordando do puxa-saquismo exacerbado dos governistas.

Insistindo com Beto. Embora não tenha sido até agora trazida a público alguma declaração do empresário Beto Studart sobre uma possível participação sua na política partidária, o assunto permanece sendo abordado por amigos seus, incluindo empresários de peso. Beto, com a competência e responsabilidade que tem dado às suas empresas, oxigenaria o organismo político estadual que está carente de renovação pelo o bem de um novo Ceará. Homens como ele fazem falta para melhorar o baixo nível do quadro político cearense.
Demorou, mas falou. O presidente Lula está na obrigação chamar para as conversas determinados partidos que foram brindados com ministérios e pomposas diretorias. Quem assim fala é o deputado José Guimarães, líder do Governo na Câmara. Para ele, não há a mínima lógica em se ajudar partidos que não apoiam o Governo.
Sem condições. O deputado Queiroz Filho (PDT) um especialista em Educação, insiste, com suas críticas sobre benefícios oferecidos à UFC, como o terreno do Edifício São Pedro, recém-demolido. Na sua visão, embora a oferta seja muita utilidade para a Universidade Federal, o estado não dispõe de recursos para implantação ali de grandes, urgentes e necessários projetos.
Magistério responsável. O ministro Cristiano Zanin falando no Encontro Nacional de Colégios de Diretores de Escolas Jurídicas foi taxativo ao advertir que toda a responsabilidade pelo combate às “fake News” na campanha eleitoral e no pleito, deverá ser dos magistrados responsáveis pelas atividades eleitorais.
Elmano endurece. O jogo pesado do governador Elmano e de sua equipe responsável pela Segurança Pública contra as facções ainda é pouco para dar paz e segurança social. Nesta semana já teremos em ação mais Policiais Militares engrossando o ativo da Polícia Militar. Este assunto deve ser uma das prioridades do governo e da Justiça que tem nas audiências de custódia um salvo conduto para enriquecer advogados.
“Varredura” em regra. Quem estiver envolvido em casos de rachadinhas na Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais e Prefeituras de Fortaleza e no interior, vai passar pela maior “varredura” da História do Ministério Público do Ceará. O número de casos denunciados é grande demais. A manobra começará pela Prefeitura de Ipueiras, envolvendo gestores e o “laranjal” que ali é geral.
Mulheres em maioria. Em Fortaleza, na Câmara Municipal, começa a batalha para ampliar a presença feminina na política. Em alguns partidos, ainda não, mas, no caso do PDT municipal, o alvo é eleger entre 15 a 16 vereadores, sendo a maioria de mulheres. Com essa norma, o PDT de Fortaleza planeja se tornar maior do que o PDT a nível estadual.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img