26.1 C
Fortaleza

Outono de lideranças

Do alto dos seus conhecimentos sobre a política, as chamadas grandes lideranças que viveram tempos de produtiva primavera jamais ficam livres de conviver também com o recuo no seu outono político. Se observarmos atentamente o que ocorre nos âmbitos federal e estadual, podemos confirmar essa observação de Vargas. Puxando o tema para o que vem ocorrendo no Estado do Ceará, podemos concluir a existência dessa realidade, que é a essência de primaveras e outonos quando floresceram lideranças de peso que brilharam por até duas décadas, para depois terem de assistir o florescer da renovação com o surgimento de novas lideranças. Exemplificando, os grandes políticos vencedores de 1950 mal chegaram às duas décadas seguintes. Raul Barbosa, Olavo Oliveira, Sarasate, Parsifal Barroso, Virgílio Távora, César Cals e outros nos deixaram depois de sofrerem lastimáveis decadências. Como o carrossel do tempo não para, temos hoje uma geração surgida de uma década atrás, em que se destacam, pelo grau de conquistas Camilo Santana, Cid Gomes, Elmano de Freitas, Mauro Benevides, o pai, Roberto Pessoa, Danilo Forte, José Guimarães, Domingos Filho, Luizianne Lins, Roberto Claudio, vereador Gardel Rolim e, por que não, Izolda Cela, hoje no auge do seu prestígio e dinamismo político. Outras lideranças podem até estar começando a despontar, mas, na certeza de que num país onde enxameiam partidos cheios de oportunistas, é difícil chegar onde conseguiram as grandes agremiações políticas do passado onde proliferavam homens de bem que saíram do mapa.

Vozes unidas. A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, o ministro Camilo Santana, o governador Elmano e todo o PT-CE estarão reunidos em ato político direcionado à união de todas as vozes petistas da capital pelo fortalecimento da candidatura Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza. Essa união de vozes, como se sabe, ainda não aconteceu. E Luizianne irá?
Força para Fernando. A candidatura do deputado Fernando Santana (PT) à Prefeitura de Juazeiro do Norte monopoliza até força nacional de apoio a ele. Nesse sentido, deverá ocorrer sábado a primeira grande Plenária, reunindo lideranças de todo o Cariri com a presença da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Elmano, Camilo, lideranças e parlamentares, e o espírito do padre Cícero também.
Armas com impostos. Afirma o deputado Mauro Filho, da Comissão Especial da Reforma Tributária, que a polêmica sobre a tributação de armas de fogo, sem acordo, terá que ser resolvida no Plenário, e por deputados sensatos. O risco é que os bolsonaristas sempre defenderam a redução, ou até isenção de impostos sobre o “bisturi” de bandidos que nunca salvam, posto que são manipulados por operadores que sempre matam.
Invasões e ocupações. A bancada federal do Ceará terá que assumir posição em relação a matérias que tramitam na Câmara dos Deputados que defendem a ajuda do Governo Federal para grupos e pessoas acusadas de invasões de propriedade e de prédios públicos. Ou seja, invasões com destruição de fazendas e até de laboratórios devem ter autores premiados.
Universidade para todos. Amanhã, 12, o Governo do Ceará fará o lançamento no Palácio da Abolição, de mais 18,5 mil vagas para ensino à distância, e, ao mesmo tempo, anunciará mais 25 novos pontos de apoio para ensino presencial. Trata-se de amostra de empenho pela Universidade para todos, com a parceria da UECE, UVA, Universidade Aberta do Brasil e Unilab.
Lei oportuna. No bolo da reforma educacional, agora aprovada, foi inclusa uma das Leis mais oportunas já lançadas no setor, ou seja, a obrigatoriedade da manutenção, em todos os municípios, de uma escola que ofereça um curso noturno de segundo grau. O principal motivo é que sem segundo grau, a maioria dos empregos oferecidos não pode ser assumida.
Frente que faltava. Diante da realidade de que os parlamentares evangélicos contam com uma Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados, senadores católicos que são maioria resolveram criar a Frente Parlamentar Católica do Senado. Mas, não para apenas orar, e sim, para colaborar na elaboração de boas propostas e montagem de bons projetos.
Ibiapaba com Carmen. Lideranças políticas e empresariais do Planalto da Ibiapaba assumem a iniciativa de organizar a ida de uma representação para conversar com a ministra Carmen Lúcia, relatora do processo do litígio criado pelo Piauí contra o Estado do Ceará.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img