28.4 C
Fortaleza

Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, sofre blecaute

Desde o início do ano, a Ilha do Governador, que abriga cerca de 200 mil moradores, tem enfrentado frequentes quedas de energia

Por Redação O Estado

Ministério convoca comitê para saber o motivos dos apagões / Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convocou uma reunião de emergência do comitê ministerial para investigar o blecaute que afetou a Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, neste domingo (14).

A solicitação foi feita pelo prefeito Eduardo Paes, que expressou indignação nas mídias sociais devido aos contínuos problemas no fornecimento de energia pela companhia Light na região. O blecaute começou por volta das 8h e afetou a maior parte da ilha, com a energia sendo restabelecida após cerca de duas horas, embora alguns bairros tenham enfrentado interrupções prolongadas.

Consumidores relataram nas redes sociais que o sistema de atendimento da Light só informou a normalização por volta das 14h.

“Recebi a notícia cedo deste novo episódio de falta de energia na Ilha do Governador. Imediatamente, convoquei o comitê de crise para monitorar a situação, tomar medidas para restaurar o serviço e iniciar investigações sobre a responsabilidade da distribuidora”, declarou Silveira em uma postagem nas redes sociais.

Silveira também destacou que a Light precisa se adequar ao novo decreto, emitido no final de junho, que estabelece critérios mais rigorosos para a prestação de serviços. “Caso a Light não cumpra com os requisitos do novo decreto, que moderniza os contratos e otimiza as operações, isso demonstrará falta de preparo para servir ao Brasil”, acrescentou o ministro.

“É inaceitável que um bairro tão importante como a Ilha do Governador passe por outro blecaute, como ocorreu nesta manhã de domingo. Já conversei com o ministro Alexandre Silveira, que está tomando medidas para que a Light restabeleça o serviço o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Em resposta, a Light explicou nas redes sociais que áreas da Ilha do Governador ficaram sem energia devido a uma falha no sistema de alta tensão da região. A empresa afirmou que o serviço foi restabelecido parcialmente por volta das 8h40 e que estava trabalhando para resolver completamente o problema o mais rápido possível.

Desde o início do ano, a Ilha do Governador, que abriga cerca de 200 mil moradores, tem enfrentado frequentes quedas de energia.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img