26.1 C
Fortaleza

Quixadá discute fibromialgia

A Câmara Municipal de Quixadá realizou ainda no último mês de junho, amplo debate sobre fibromialgia no município. Foi durante a 33ª sessão ordinária, realizada na chamada “Casa do Povo Quixadaense. O evento da Câmara Municipal de Quixadá que contou com a participação especial dos professores José Teles e Saronita Cavalcante continua tendo ampla repercussão. Os dois professores discutiram o projeto de lei que institui diretrizes para o atendimento de pessoas com fibromialgia. Para quem não sabe, a fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas e sensibilidade em diversas partes do corpo. Os sintomas podem incluir fadiga, distúrbios do sono, problemas de memória e alterações de humor. Esta condição, embora não seja visível, impacta significativamente a qualidade de vida dos portadores. Os professores José Teles e Saronita Cavalcante, que além de educadores da rede pública municipal também convivem com a fibromialgia, compartilharam seus relatos sobre os desafios enfrentados no dia a dia. Eles destacaram as dificuldades pessoais e profissionais impostas pela doença, enfatizando a necessidade de maior apoio e compreensão da sociedade.

Diretrizes
Em trâmite na Câmara Municipal de Quixadá, o projeto de lei de autoria do vereador Renê Matias visa estabelecer diretrizes específicas para o atendimento de pessoas com fibromialgia. Entre as principais propostas, destacam-se o atendimento preferencial, a realização de campanhas de conscientização, a criação de um cadastro de portadores da síndrome junto à Secretaria Municipal de Saúde e o apoio à pesquisa científica sobre a doença. O prefeito Ricardo Silveira prometeu total apoio à iniciativa da Câmara Municipal Quixadaense.

Festejos em Barreira
Município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), realizou os festejos em honra a São Pedro, como nunca tinha acontecido. Inclusive, a cidade, além da parte religiosa propriamente dita, recebeu a presença do conhecidíssimo padre Fábio de Melo, que realizou o maio show religioso no município, dia principal é o próximo 29/06.

Redução de vereadores
No Ceará cerca de dez municípios devem ter redução de vereadores devido à diminuição no número de habitantes, constatada pelo Censo de 2022, realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ano passado o Ministério Público (MP) realizou diagnóstico preliminar e verificou que as cidades de Acarape, Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Aracati, Maranguape e Saboeiro apresentavam previsão de cadeiras nos legislativos municipais, para a próxima legislatura (2025-2028), em número superior ao permitido pela Legislação.

Importante
Das cidades mencionadas, Acarape, Aracati e Maranguape já reduzirão, por iniciativa da Mesa Diretora dos legislativos, o número de vereadores já a partir das eleições de outubro deste ano em Aiuaba, a Câmara Municipal aprovou emenda à Lei Orgânica fixando em nove(9) o número de vereadores, atendendo uma ação civil pública, ajuizada pelo MPCE em 21 de março do corrente ano.

Medida acatada
De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em outras três cidades, no caso, Barroquinha, Catarina e Saboeiro – a Justiça acatou ações civis públicas ajuizadas pelos promotores de Justiça e determinou que sejam adotadas as medidas necessárias para implementar o número limite constitucional de vereadores. O Ministério Público do Ceará também está atuando para que Acopiara, Aiuaba, Alto Santo e Graça também implementem a redução do número de vereadores nas Casas Legislativas.

Luizianne em Caucaia
Não escolhida para disputar a Prefeitura de Fortaleza, como era do seu desejo, a importante integrante do Partido dis Trabalhadores no Ceará, Luizianne Lins confirmou aos jornalistas e através fé suas redes sociais que vai coordenar o plano de governo do pré-candidato Waldemir Catanho, em Caucaia.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img