27.8 C
Fortaleza

Anvisa aprova novo tratamento para combater câncer de bexiga

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação de tratamento oncológico para pacientes com câncer de bexiga já avançado ou metastático (espalhado pelo corpo), não tratado anteriormente. Um estudo clínico da empresa farmacêutica estadunidense MSD mostrou que a imunoterapia (pembrolizumabe) aliada a um anticorpo/droga conjugada (enfortumabe vedotina) reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 55% e o risco de morte em 53% em comparação com a quimioterapia.
Segundo o estudo, a sobrevida mediana foi aproximadamente duas vezes maior no grupo de pacientes que receberam o novo tratamento do que naqueles que receberam quimioterapia. A farmacêutica se apoia nos resultados para sugerir o uso do procedimento como um possível novo padrão de cuidado.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que mais de 11 mil novos casos dessa doença na bexiga sejam diagnosticados por ano de 2023 a 2025, sendo os homens os mais impactados (7.870 novos casos/ano em homens; 3.500 novos casos/ano em mulheres). A imunoterapia é um tratamento usado contra o câncer que potencializa as defesas do organismo.
A estratégia treina o sistema imunológico para reconhecer e combater células cancerígenas, sendo considerada um avanço importante na medicina oncológica, apesar de não chegar ao Sistema Único de Saúde (SUS). O novo tratamento foi aprovado pela Anvisa na segunda-feira (15).

SUS Digital
O Ministério da Saúde anunciou que os profissionais de saúde poderão acessar todo o histórico dos pacientes durante as consultas, utilizando o SUS Digital. Uma das novas funcionalidades da plataforma é o lançamento de uma interface que permite a continuidade do cuidado com o acesso ao prontuário eletrônico unificado.
O compartilhamento é possível por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde, aprimorada em 2023, que já conta com mais de 1,8 bilhão de registros disponíveis. “Não é qualquer médico, a qualquer hora, e qualquer profissional de saúde. [É] no contexto da consulta, do atendimento, quando o paciente está presente durante a consulta. Todas as questões da Lei Geral de Proteção dos Dados são seguidas”, disse a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, na semana passada.
O SUS Digital foi lançado em abril deste ano. As ações servem para o fortalecimento da assistência prestada à população. O aplicativo ultrapassou a marca de 30 funcionalidades. A plataforma garante, por exemplo, acesso à carteira nacional de vacinação, com emissão de certificados; autorização para retirada gratuita de absorventes pelo programa Dignidade Menstrual e o histórico da dispensação do Programa Farmácia Popular.
Segundo o Ministério, a telessaúde é uma das ações estruturantes do SUS Digital que permite ampliar o acesso a diagnósticos e consultas especializadas. Nos últimos dois anos, foram realizadas 4,6 milhões ações de telessaúde.
Como parte desta estratégia, neste ano, o Ministério da Saúde implantou o primeiro ponto de telessaúde em um território quilombola, no Pará, que beneficiará a comunidade do Quilombo Boa Vista. A Saúde destacou que é a primeira vez que o Governo Federal destina recursos em todo o país, de aproximadamente R$ 460 milhões para a transformação digital.
O índice criado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital para a distribuição dos recursos considerou os locais de vazio assistencial, falta de conectividade, entre outros pontos com o objetivo de combater as desigualdades e ampliar o acesso a ações e serviços de saúde para quem mais precisa.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img