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Com 65% da frota de veículos acima de 10 anos em circulação no Ceará, seguir o cronograma de revisão evita maiores prejuízos

Modelo Chevette é de 1972
Dos 116,7 milhões de veículos no país, 3.833,814 circulam no Ceará, terceiro estado mais populoso no Nordeste e o segundo com a maior frota entre os nove estados da região. E um dado que tem chamado a atenção é a quantidade de carros acima de 10 anos de uso, que fechou o primeiro semestre de 2024 representando 65% da frota no estado: 2.490,177. Diante desse cenário, seguir o cronograma de revisão do veículo, que pode ser a cada 10 mil km ou um ano, evita maiores prejuízos, como explica o empresário da LS Centro Automotivo, Leonardo Mendonça.

Segundo o levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), os veículos com até cinco anos de uso somam 625,407 mil (16,31% da frota); seguido por seis a 10 anos de uso, 718,230 mil (18,37%); de 11 a 15 anos, 1.053,529 mi (27,49%); de 15 a 20 anos, 543,939 mil (14,19%); e acima de 21 anos, 892,669 mil (23,28%). Já os dados nacionais, de acordo com o Ministério dos Transportes, apontam para 19,9 milhões de carros com até cinco anos de uso; 18,3 milhões entre seis e 10 anos de uso; 26,7 milhões entre 11 e 15 anos de uso; 17,6 milhões, entre 15 e 20 anos de uso; e 34, 2 milhões acima de 21 anos de uso.

Para além dos carros antigos de colecionadores, o empresário Leonardo Mendonça recebeu há cerca de 20 dias um modelo Chevette de 1972, ou seja, um veículo com 52 anos em pleno uso. Inclusive, a viagem mais longa aconteceu recentemente para o Rio de Janeiro, em que o motorista foi curtir o show da cantora norte-americana Madonna. Com lataria original de ferro, bancos de couro, ar-condicionado e até painel moderno, o Chevette azul da Chevrolet apresentou um problema no motor e entrou na UTI para o conserto. Outro veículo que tem chamado a atenção na oficina é o Corcel verde claro da marca Ford, ano 1982, todo completo, que passou por revisão.

Na LS Centro Automotivo, localizada na Cidade dos Funcionários, os pátios estão sempre lotados de carro, por isso foi necessário a ampliação do espaço, que passou de 800 para 1.500 metros de área. E continua lotado, tanto com carros mais antigos como semi-novos. Atualmente, a maior demanda é por mecânica geral, elétrica automotiva , alinhamento, troca de óleo, injeção eletrônica, freios e motor. Dos 34 profissionais empregados, 25 são homens e nove mulheres. Enquanto eles atuam na parte técnica, passando pela área mecânica, supervisão de qualidade e gestão de produção; elas comandam o setor administrativo, desde contas a pagar e receber, compras, atendimento, gerência, financeiro e Recursos Humanos.

Leonardo Mendonça preocupa-se com uma visão 360 graus do seu negócio, que está há 22 anos no mercado primando pela qualidade, seriedade, agilidade e preço justo. Internamente, foram muitas as promoções realizadas ao longo desses anos. O atual gerente de pátio hoje, começou como office boy. Na equipe, destaca-se também o colaborador mais antigo, Genival Francisco Nobre, que participou da abertura da oficina como mecânico e, atualmente, com 72 anos exerce a função de atendimento, sempre muito gentil com todos que chegam ao local. No geral, a faixa etária da equipe da LS Centro Automotivo vai de 22 a 45 anos.

Para os clientes, em sua grande maioria do setor corporativo (70%), mas com uma presença cada vez mais forte de motoristas particulares (30%), o empresário fez várias melhorias no atual projeto, assinado pela arquiteta Marília Garrido. Uma delas é o espaço “coworking”, um ambiente confortável e climatizado, com televisão, café, água e uma mesa para trabalho, caso o cliente necessite utilizá-la enquanto aguarda o conserto do seu veículo. Se o serviço for mais demorado, há ainda a possibilidade de acompanhar o andamento por um aplicativo próprio da oficina. De carros pequenos, SUV até ônibus e caminhões, a LS Centro Automotivo está equipada com os mais modernos equipamentos para atender todas as demandas.

“Apesar da carência de peças para carros importados e o mercado novo de carros elétricos, vamos em busca de solucionar o problema dos clientes. Essa é a nossa missão”

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