26.1 C
Fortaleza

A Violência tem cura

A informação de que o vereador Gardel Rolim, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, e o vice-prefeito de Fortaleza Élcio Batista fariam viagem de turismo na América do Sul, vinha seguida da notícia que ambos estariam fugindo de assumir a Prefeitura da capital, com a ausência do prefeito Sarto, para evitar a inelegibilidade. Não era exatamente esses o motivo que fundamentaram suas razões para “correr com a cela”, temendo a justiça eleitoral. A razão não era torpe como cuidaram de “boatar” adversários para anular as boas intenções de uma viagem há muito planejada pelo vereador Gardel Rolim na busca de soluções para vencer a violência urbana que vem se apropriando com muita voracidade e sem a mínima piedade, do direito à vida. Vida de um povo pacato e desprotegido pelo aparelhamento repressor estadual. Alguém tinha que fazer alguma coisa e Gardel e Elcio decidiram que a solução não estava aqui e viajaram a Colômbia para conversar com quem venceu essa guerra com visitas agendadas nas cidades de Bogotá, capital dos nossos vizinhos, e Medelín, segunda maior e mais importante cidade do país. Por convite do C4 Cities, Gardel e Élcio conheceram de perto grandes e exitosos projetos de Segurança do Cidadão e Justiça, e outro de Planejamento Urbano de estratégias de combate ao crime. A segurança da população fortalezense os levou a priorizar uma visita ao ex-prefeito de Medelín e ex-governador de Antioquia, Aníbal Gaviria, que já esteve em Fortaleza, na ALECE para mostrar como conseguiu tirar as duas metrópoles colombianas da lamentável condição de cidades mais violentas do mundo. O que a sociedade fortalezense espera e torce com a ajuda de reza forte, é que Gardel e Élcio tragam desse encontro à receita para devolver ao nosso povo o seu título de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, e não de Fortaleza Capital do Crime Organizado.

FIEC no Senado. O prefeito Maurição, de Senador Pompeu, hoje uma das lideranças fortes do Sertão Central, assume a defesa de Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC para o Senado Federal ao lado de Cid Gomes, e de Amílcar Silveira, presidente da FAEC. Maurição tem vaga certa na ALECE, e diz que o Sertão Central, mal representado, precisa de pessoas compromissadas com o desenvolvimento do interior do estado. Quanto à sua chapa para o Senado da República, não poderia haver outra melhor.

Grande perda. O município e a sociedade de Tianguá, e do Planalto da Ibiapaba, sofrem grande perda com o falecimento do ex-prefeito Luiz Menezes, que, no decorrer dos últimos 30 anos transformou aquela cidade numa das mais avançada e progressista da Zona Norte do Estado. Exemplo de empresário empreendedor de político arrojado, ele conseguiu livrar daquela cidade a maioria dos políticos retrógrados e políticos oportunistas e profissionais.
Humanismo do Rotary. Em Fortaleza, o radialista Gamaliel Noronha, há tempos presidente do Rotary Clube Benfica, realizou uma solenidade com a presença de importantes autoridades, ocasião em que foi confirmada a doação de 480 cadeiras de roda, do Programa “Mobilidade para Todos”. O Distrito por Gamaliel dirigido abrange Ceará, Piauí e Maranhão.
Orçamento de todos. Em Caucaia, enquanto avança a candidatura de Waldemir Catanho à Prefeitura, o prefeito Vítor Valim planeja convocar toda a sociedade para discutir o Projeto de Lei Orçamentária de 2025. Embora aceite a importância dos políticos e técnicos para a elaboração desse Orçamento, ninguém mais do que a população sabe do que mais precisa.
Mostrando a Força. Hoje, na Praça do Ferreira, o governador Elmano de Freitas, dando continuidade às ações do Governo contra o crime assiste a entrada em cena dos 240 novos policiais especialistas, que passarão a reforçar as ações ostensivas das demais forças policiais. Outros grupos deverão entrar em ação nos próximos meses.
Justa homenagem. No auditório da Universidade Regional do Cariri o governador Elmano de Freitas durante solenidade prestigiada por todo o mundo político e artístico da região, entregou ao cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, o título de “Doutor Honoris Causa” da URCA. Gil, com arte e cultura, é respeitado no nosso país e além-fronteiras.
Pau pra lá, pau pra cá. Na ALECE, mais um empréstimo do Governo do Estado serve de motivo para ataques da oposição. Para a turma contra Elmano, o novo empréstimo, de US$ 80 milhões só servirá para aumentar a dívida do próximo governador. Elmano não estrila, e explica que essa quantia não será para farra, mas, para um Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado.
Advertência. Segundo adverte o Ministério Público Eleitoral, aquela entidade estará mais atenta do que nunca para colocar em ação todos os seus recursos humanos, no sentido de um combate cerrado a todos os tipos de desrespeito à Lei Eleitoral. Com a medida, muitas candidaturas poderão “dançar”. Propaganda antecipada agrada a eleitores e pesquisas fajutas derrubarão muita gente.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img