Julho é um mês esperado com grande expectativa pelo setor varejista de Fortaleza devido ao aumento expressivo nas vendas. Esse período, caracterizado pelas férias escolares e pela chegada de turistas ansiosos para explorar a cidade, geralmente impulsiona consideravelmente a economia local.
Os visitantes, atraídos pelas praias, shopping centers e pelo centro histórico de Fortaleza, têm um impacto significativo em diversos setores econômicos, movimentando o comércio, bares, restaurantes, hotéis e pousadas da região. Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, destaca que a vocação turística do Ceará e da capital atrai mais visitantes do que o número de fortalezenses que viajam para outros destinos. “Este é um período crucial para o crescimento econômico e para a geração de empregos”, afirma Cavalcante.
Cavalcante também menciona que a recente inauguração do terminal de ônibus na Praça José de Alencar, junto com a eficiência do terminal de metrô, tem sido fundamental para a revitalização do centro da cidade. “Esses novos terminais de transporte público têm aumentado significativamente o fluxo de pessoas no centro de Fortaleza, especialmente nas ruas Guilherme Rocha e Barão do Rio Branco. Observamos um crescimento notável no movimento, tanto nas ruas quanto dentro das lojas”, ressalta o presidente da CDL.
Os shopping centers também têm visto um aumento no número de visitantes, refletindo um cenário de varejo aquecido que, por sua vez, estimula a criação de novos empregos, especialmente no centro da cidade. “Esse crescimento no setor varejista é um claro indicativo de mais oportunidades de emprego para a população local”, acrescenta Cavalcante.
Para Luisa Alyne, diretora Vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE), são diversos pontos que convergem para o crescimento da economia do Ceará. “Nosso resultado econômico no 1º trimestre de 2024 é quase o dobro da média nacional, nosso PIB cresceu 5,26% e no varejo crescemos 9,1%”, disse. Ainda segundo ela, no segmento do turismo, o câmbio alto pode parecer desfavorável para alguns setores, mas para o turismo o efeito é contrário. “Quem adia uma viagem em família internacional por causa do dólar alto decide pelo turismo interno, e Fortaleza acaba sendo um dos melhores destinos”.
Ações do varejo
O Centro Fashion Fortaleza, por exemplo, projeta aumento das vendas de 25%. O local lançou a campanha ‘Mergulhe nas Férias com o Centro Fashion’, que ocorrerá durante julho. Há ainda projeção de aumento de 30% no fluxo de pessoas. A ideia da é atrair turistas ao empreendimento. Segundo a direção do Centro Fashion, a programação de julho inclui um espaço “instagramável”, ações de sampling em hoteis na Av. Beira Mar e na orla da Praia do Futuro, com a distribuição de bags personalizadas e convites para conhecer o Centro Fashion. Além disso, uma van de turismo estará disponível para trazer turistas da Beira Mar e Praia do Futuro ao Centro Fashion até 19 de julho, das 09h às 16h.
Turismo vai impulsionar vendas do varejo em julho
![vendas-no-varejo-1-768x512-1](https://cdn-oestadoce.aspin.com.br/wp-content/uploads/2024/07/vendas-no-varejo-1-768x512-1-696x464.jpg)