27.1 C
Fortaleza

Turismo vai impulsionar vendas do varejo em julho

Julho é um mês esperado com grande expectativa pelo setor varejista de Fortaleza devido ao aumento expressivo nas vendas. Esse período, caracterizado pelas férias escolares e pela chegada de turistas ansiosos para explorar a cidade, geralmente impulsiona consideravelmente a economia local.
Os visitantes, atraídos pelas praias, shopping centers e pelo centro histórico de Fortaleza, têm um impacto significativo em diversos setores econômicos, movimentando o comércio, bares, restaurantes, hotéis e pousadas da região. Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, destaca que a vocação turística do Ceará e da capital atrai mais visitantes do que o número de fortalezenses que viajam para outros destinos. “Este é um período crucial para o crescimento econômico e para a geração de empregos”, afirma Cavalcante.
Cavalcante também menciona que a recente inauguração do terminal de ônibus na Praça José de Alencar, junto com a eficiência do terminal de metrô, tem sido fundamental para a revitalização do centro da cidade. “Esses novos terminais de transporte público têm aumentado significativamente o fluxo de pessoas no centro de Fortaleza, especialmente nas ruas Guilherme Rocha e Barão do Rio Branco. Observamos um crescimento notável no movimento, tanto nas ruas quanto dentro das lojas”, ressalta o presidente da CDL.
Os shopping centers também têm visto um aumento no número de visitantes, refletindo um cenário de varejo aquecido que, por sua vez, estimula a criação de novos empregos, especialmente no centro da cidade. “Esse crescimento no setor varejista é um claro indicativo de mais oportunidades de emprego para a população local”, acrescenta Cavalcante.
Para Luisa Alyne, diretora Vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE), são diversos pontos que convergem para o crescimento da economia do Ceará. “Nosso resultado econômico no 1º trimestre de 2024 é quase o dobro da média nacional, nosso PIB cresceu 5,26% e no varejo crescemos 9,1%”, disse. Ainda segundo ela, no segmento do turismo, o câmbio alto pode parecer desfavorável para alguns setores, mas para o turismo o efeito é contrário. “Quem adia uma viagem em família internacional por causa do dólar alto decide pelo turismo interno, e Fortaleza acaba sendo um dos melhores destinos”.
Ações do varejo
O Centro Fashion Fortaleza, por exemplo, projeta aumento das vendas de 25%. O local lançou a campanha ‘Mergulhe nas Férias com o Centro Fashion’, que ocorrerá durante julho. Há ainda projeção de aumento de 30% no fluxo de pessoas. A ideia da é atrair turistas ao empreendimento. Segundo a direção do Centro Fashion, a programação de julho inclui um espaço “instagramável”, ações de sampling em hoteis na Av. Beira Mar e na orla da Praia do Futuro, com a distribuição de bags personalizadas e convites para conhecer o Centro Fashion. Além disso, uma van de turismo estará disponível para trazer turistas da Beira Mar e Praia do Futuro ao Centro Fashion até 19 de julho, das 09h às 16h.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img