26.1 C
Fortaleza

Oposição na Venezuela tem 60% de apoio, indicam principais institutos

A somente uma semana das eleições presidenciais na Venezuela, as mais importantes da última década, os maiores institutos de pesquisa sugerem que, se houver amplo comparecimento às urnas e transparência no processo, a oposição sairá vencedora. Os levantamentos mais recentes feitos pela empresa Consultores 21 e pelo Instituto Delphos, aos quais a reportagem teve acesso, indicam que, neste cenário ideal de participação democrática, o diplomata Edmundo González, candidato da oposição, tem 60% da preferência, ante uma média de 25% a 28% para o ditador Nicolás Maduro.
São pesquisas realizadas em domicílio com mais de duas mil pessoas e em todas as regiões do país. Esse é um fator importante, porque, ainda que se proliferem os levantamentos online, 40% da população venezuelana não tem acesso à internet em casa.
Pesquisas telefônicas tampouco ajudam a ter um panorama acurado da realidade. No país, é muito comum que não se atenda a uma ligação telefônica de número desconhecido, uma vez que chamadas de dentro das prisões para extorquir cidadãos são cada vez mais rotineiras.
Os dois levantamentos indicam que mais de 70% da população local manifesta que tem vontade de comparecer às urnas em 2024, que ocorre após 11 anos de Maduro no poder e em meio a acusações de violação das regras eleitorais, com impedimento de missões de observação e inabilitação dos opositores mais notórios. Mas o voto no país não é obrigatório.
E o nível de participação daqueles 21 milhões de cidadãos com registro atualizado perante o Estado pode mudar muito o resultado no próximo domingo (28). “A participação vai variar se a população compreender que a eleição será de fato competitiva ou se entender que não o será”, afirma Saul Cabrera, o diretor da Consultores 21, que possui mais de 40 anos de atuação no mercado e não divulga publicamente os números das pesquisas, porque são encomendadas por clientes privados.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...
spot_img