26.1 C
Fortaleza

A importância da sustentabilidade na arquitetura de luxo

No último final de semana de junho, tive o privilégio de participar do renomado evento Missão Alto Padrão & Luxo 2024, considerado o maior do mercado imobiliário de luxo no Brasil. Reunindo diversos profissionais de todo o país, esta edição, sediada em Fortaleza, destacou-se como um marco no segmento, refletindo a crescente importância da cidade no cenário nacional de imóveis de alto padrão.
Durante dois dias de imersão, fui enriquecida por insights sobre a crescente demanda por empreendimentos de luxo e a necessidade urgente de incorporar princípios de sustentabilidade na arquitetura também de alto padrão. A construção de ambientes imponentes e com designs elegantemente desenhados deve ser complementada pela conscientização ambiental, integrando-se de forma harmônica com a natureza – fauna e flora do lugar.
É inegável que a abordagem sustentável ainda carece de aplicação efetiva no nosso estado, seja pela falta de conhecimento ou pelo uso indiscriminado de recursos de alto impacto ambiental. Contudo, é importante reconhecer a celeridade de ampliar a discussão sobre práticas construtivas mais sustentáveis, considerando o impacto ambiental em todas as fases do processo.
O recente episódio da derrubada de uma árvore centenária em Petrópolis/RS é um alerta sobre a falta de comprometimento com a preservação ambiental na construção civil. Este triste evento evidencia como a busca pelo lucro muitas vezes prevalece sobre os valores ambientais e a biodiversidade. A transição para uma arquitetura sustentável é um desafio coletivo que demanda a colaboração de todos os setores da sociedade.
Imersões como a Missão Alto Padrão & Luxo fortalecem nosso compromisso como arquitetos em oferecer produtos de luxo que respeitem o meio ambiente, incorporando materiais sustentáveis e tecnologias inovadoras. A utilização de madeira de reflorestamento, tijolos ecológicos e outras soluções podem contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental, enquanto repensamos o planejamento urbano para evitar o desmatamento e as ilhas de calor nas cidades.
É chegada a hora de adotarmos uma abordagem mais consciente e responsável na arquitetura de luxo, unindo sofisticação e sustentabilidade em projetos que não só encantem os olhos, mas também protejam e valorizem o nosso meio ambiente.

BIIA SALES
ARQUITETA RESIDENCIAL
E CORPORATIVA

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img