26.1 C
Fortaleza

A gente queria entender melhor o que é vergonha alheia

Câmara aprova PEC da Anistia com perdão a partidos. Proposta de Emenda à Constituição absolve irregularidades, refinancia dívidas e acaba com a obrigatoriedade de distribuir recursos a candidaturas negras de forma proporcional. Texto segue para Senado. A Proposta de Emenda à Constituição absolve irregularidades em prestações de contas de partidos, cria um programa de refinanciamento de dívidas e estipula em 30% a destinação de recursos para candidaturas negras — hoje, a distribuição deve ser proporcional. O texto recebeu apoio amplo dos deputados, do PT do governo ao opositor PL. Apenas a federação PSOL-Rede e o Novo se posicionaram contra. A proposta segue para análise do Senado, onde precisa de apoio de pelo menos 41 dos 81 parlamentares também em dois turnos. 344 é o número de votos favoráveis à PEC da Anistia no primeiro turno da Câmara, enquanto 84 deputados foram contrários; no segundo turno, votação foi 338 a 83. A PEC perdoa sanções tributárias de partidos inadimplentes há mais de cinco anos, inclusive multas por descumprimento de cotas para negros e mulheres. Veja o texto da proposta e as etapas de tramitação na Câmara. A PEC cria um Refis (Programa de Recuperação Fiscal) específico para partidos políticos, institutos ou fundações, “para que regularizem seus débitos com isenção dos juros e multas acumulados”. As legendas poderão usar recursos do fundo partidário para parcelar multas eleitorais. No que diz respeito a cotas raciais, a PEC muda um entendimento do Judiciário, segundo qual a alocação de recursos para negros deve ser proporcional à quantidade de candidatos que se au todeclararem pretos e pardos. A PEC estipula, em vez da proporcionalidade, um percentual mínimo de 30% a partir de 2024. De forma geral, os partidos não seguiram a regra em 2022, conforme destacaram os jornais. No caso das mulheres, o texto não fez mudanças, o que mantém a determinação da proporcionalidade. Mulheres e pessoas negras são mais da metade da população brasileira, mas estão sub-representados no Congresso Nacional, como contou a imprensa nas eleições de 2022.

A vizinhança arde em chamas. Observador da cena, silencioso como cachorro em vereda de preá, chama atenção pras oposições a Victor Valim e seu candidato a Prefeito na Caucaia, o sr. Catanho, o enviado do PT para a peleja. Sem grandes atrativos, a não ser marido da Karla Zamberlli, aquela que correu atrás de um homem de pistola na mão, o coronel Aginaldo,do PL do Bozo, a Emilia Pessoa, do Cidadania do Domingos Filho e Naumi Amorim,do PSD, serão os entraves na vida do PT da Lôra. Espertíssimo, Amorim é o mais mocó, cuidando do legado de outros momentos. Ê êê!!!

Perfis
Enquanto os partidos e agremiações políticas cearenses cuidam de gastar sola de sapato andando pela periferia de Fortaleza, catando voto, vendendo seus peixes, uma arrumação ocorre no PT.
Perfis 1
Outro dia mesmo, na solidão do Caldas, em Barbalha, Evandro Leitão dava bolas à imaginação, ou tratos à bola, para pesar e despesar se segue à direita ou à esquerda, em perfis que perseguem sua candidatura e vice.
Perfis 2
Se der certo emplacar a Luiza Cela, o que já não é tão certo, a chapa de Leitão terá um viés de esquerda e a expectativa de que seus caminhos possam até chegar a patamar estrelado.
Perfis 3
A danação é o que corre pelas laterais da direita, nitidamente da outra banda do PT, mas de olho num lugar na “viúva”, sem dúvida um bom lugar ao lado da Catedral, no Palácio do Bispo.
Perfis 4
Se Domingos Filho faz versos e canta em palanque, tem todo o direito de requerer pro partido dele, a vice de Evandro Leitão, no PT, o mesmo ocorre com o Gastão Bitencourt que botou escora na porta alheia.
Perfis 5
Com Domingos ou com Gastão, o PT de Fortaleza apostariam na direita, esmaecendo o vermelho sangue da estrela que, imitando os botafoguenses passaria a estrela solitária.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img