28.5 C
Fortaleza

Duelos na pré-campanha

Por mais que venham se empenhando os presidentes da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão e da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, vem se tornando mais difícil, para os dois políticos, impedir confrontos exacerbados entre os parlamentares das duas casas legislativas. E isso, a despeito de toda a competência deles para o diálogo e para a manutenção da ordem e do respeito aos Regimentos. Na Alece o grupo Reginauro e Felipe Mota (UB), Cláudio Pinho, Queiroz Filho e Antônio Henrique, do PDT e Lucinildo Frota, conscientes dos riscos para a desarmonia, dá sinais de que os ataques serão prioridades em vez de projetos para beneficiar o povo.

Do mesmo modo, o vereador Gardel Rolim (PDT), também empenhado em manter a paz e o respeito entre os membros do Legislativo Municipal, encontra-se às voltas, com acirrados bate-bocas entre vereadores governistas e de oposição. Na semana passada ocorreu um “arranca rabo” dos piores com a vereadora Ana Paula (PDT) sendo acusada de agredir fisicamente a colega Cláudia Gomes (PSDB), que se tornará após o Carnaval um “abacaxi” para a Mesa Diretora, o Colégio de Líderes e o Conselho de Ética, já que a vereadora agredida apelou ao tribunal de ética queixando-se de quebra de decoro da parte da sua colega. Se a moda pegar, estaremos caminhando para uma situação em que em que os debates democráticos, podem ser substituídos pelo corpo-a-corpo de lutas marciais.

Ciro voltou em grande estilo. Excelente a entrevista de Ciro Gomes no final do ano a Globonews reprisada ontem no Youtube. Mario Sérgio Conti, ex-editor da Veja, do Jornal do Brasil e da revista Piauí deu alto nível ao programa que serviu como uma ressurreição depois da sua derrota à presidência da República. Ciro fez uma análise do quadro econômico nacional desde o primeiro Lula, fazendo comparações com os antecessores e sucessores da presidência como ninguém o faria de modo tão perfeito. Mostrou ao Brasil o quanto ele é necessário para fazer o contraponto do que os bastidores não revelam por omissão ou por conluio. O Ceará não pode nem deve dispensá-lo do front político. Os Ferreira Gomes continuam exalando competência. Ele no panorama nacional, e o Cid aqui construindo o maior partido do estado

Mais mulheres na PM. O STF formou maioria para aprovar matéria destinada a fazer justiça às mulheres do Ceará, derrubando uma Lei que limitava a 15% a participação de mulheres na Polícia Militar do estado. De autoria do ministro Alexandre de Moraes, a nova lei é acompanhada da justificativa, segundo qual, a regra atual desrespeitava a isonomia no que diz respeito aos concursos para a corporação.
Abuso de poder. O senador Eduardo Girão é um dos parlamentares que se opõem à maneira como ocorrem as prisões de parlamentares, militares e outros cidadãos com base na apreensão de telefones celulares. No entanto, para o ministro Zaninni há celulares que são autênticos repositórios de provas contra crimes. Quanto ao senador que o Ceará pouco conhece, está na hora de responder por que manda dinheiro de emendas para São Paulo e não para o seu estado.
Polêmicas no Senado. A senadora Augusta de Brito diz que é preciso levar a sério as advertências feitas pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, a respeito dos primeiros temas a serem debatidos pelo Congresso, a começar pelo fim da reeleição para presidente, governador de Estado e prefeito, além de decisões monocráticas do STF.
Fortalecendo as mulheres. A deputada Lia Gomes deverá participar, no mês de maio, em Brasília, da maior concentração de lideranças feministas do país, por ocasião do Encontro Nacional de Mulheres. Para o importante evento ela antecipa que apresentará um projeto para a instalação de Procuradorias da Mulher nos 184 municípios do Ceará.
Campeãs de denúncias. Na Assembleia Legislativa enquanto deputados da situação ainda se empenham para a conclusão de CPI da Enel, o deputado Felipe Mota (UB) se desdobra para conseguir assinaturas para a instalação da CPI da CAGECE, de interesse da oposição. Aconteça o que acontecer, trata-se de duas empresas campeãs de denúncias.
Comissões técnicas. Os rebeldes do PDT – Cláudio Pinho, Antônio Henrique e Queiroz Filho, agora reforçada por Lucinildo Frota, não querem apenas a liderança do partido na AL. Na verdade o alvo deles é mexer na composição das Comissões Técnicas, cujos integrantes são indicados pela Executiva Provisória que tem a frente o professor Flavio Torres.

“Nem mesmo durante o carnaval esqueceram Bolsonaro. No carnaval as televisões sempre abriam uma janela no noticiário para falar do ex-presidente e do ex-deputado Valdemar Costa Neto. Só deu PL”. – Acrísio Madureira, alfaiate e observador do cenário político nacional.

.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img