27.1 C
Fortaleza

Os “china” vêm aí

No próximo mês de novembro, em retribuição à visita de estado que o Presidente Lula realizou à China, seu homólogo Xi Jiping fará igual visita a pelo menos 3 cidades brasileiras; Brasília, SP e Salvador. A primeira por óbvio, e as outras duas por serem sedes de grandes investimentos de empresas sinas, aqui no Brasil. Pois bem. Mas o fato é que em todo país, por razões econômicas, e igualmente estratégicas e geopolíticas, vem se instalando infraestruturas diretas ou em colaboração com o “Império do Meio”, nos mais diversos setores da economia. Notadamente geração de energia, transportes e comunicações. Aqui no Ceará não será diferente. Em setembro passado o governador Elmano de Freitas comandou missão àquele país, levando secretários e diretores de empresas estatais cearenses, dentre a s quais CEGÁS e CAGECE, no sentido de estabelecer e estreitar conversas já iniciadas ainda nos Governos Camilo/Izolda. Uma das mais importantes e maduras iniciativas destas conversações, vem a ser a provável participação dos chineses do grupo CITIC CORP, sediado em Beijing, ou Pequim, pros nossos livros de geografia, na produção e utilização das águas de reuso (produto final das estações de tratamento de esgoto – ETEs), para produção de Hidrogênio Verde. Como se sabe, o Ceará conta com mais de 30 MoU’s (Memorandum of Understading), no português livre, Protocolos de Intenção, firmados com diversas empresas, de distintas origens, para a produção e exportação do mencionado Gás Verde (H2V). Os mais entusiastas dos projetos estimam que o Ceará possa se transformar numa verdadeira Power-House da referida matriz energética lá pelos anos 2035-2040. Assim como uma Arábia Saudita ambientalmente correta, a produzir energia em escala global, mas em conformidade com os protocolos de segurança ecológica e responsabilidade sócio-equilibrada. É torcer pra dar certo. O diretor de parcerias, Luciano Arruda, da Cagece, já esteve na China, junto a missão do Governador Elmano, e em São Paulo, onde algumas dessas tratativas tiveram lugar. Segundo ele, as possibilidades do assunto prosperar são grandes, sobretudo dadas as peculiaridades geo-meteorológicas do Ceará, notadamente a imensa produção de energia com matrizes alternativas (solar e eólica), e pelo entusiasmo que ele observa no governador Elmano que poderá, ainda em suas gestões até 2030, ser o grande protagonista da entrada do Estado do Ceará na economia 4.0.

Contaminação. Depois do discurso de sábado, nas filiações do PSB, a conversa é de Cid Gomes, candidato a Prefeito de Fortaleza. Espalhou. É vírus político. Será?

Acilon de volta
Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio, aqui colado, já foi vereador na capital e deputado estadual. Anunciou que é candidato a vereador em Fortaleza.
Ministro no PSB
Napoleão Maia, de Limoeiro do Norte, filiou-se ao PSB. O anúncio de Eudoro Santana disse que ele, Napoleão, procurou a ficha para assinar.
E essa briga,hein?
Ivo Gomes bateu pé e tirou tudo da vice dele, em Sobral. Até o aluguel do prédio da vice prefeitura deixou de pagar.- Candidata no meu governo? Nann!
Bom Leitão
O ótimo contador de causos, escritor, professor, parceiro de qualidade, Juarez Leitão assinou com o PSB. Vai de center four. Já foi beque esquerdo.
Exquisite
O Governador Elmano tem sua opinião sobre as candidaturas a Prefeito de Fortaleza. Não fechou com Zé Guimarães no nome de Evandro. – Todos me merecem.
Aliás…
Elmano prega diálogo, não declara apoio a pré-candidatos do PT e afirma que partido terá nome definido no dia 21. Ah! Dia 21; O Passa Moleque.

Mais Lidas

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img